CRESS participa de reunião com o reitor da UFSC

No dia 05 de outubro de 2023, a conselheira presidente do CRESS SC, Cheyenne Vieira Marques e o conselheiro, Rodrigo Faria Pereira, juntamente com representantes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) da Região Sul I e da Executiva Nacional de Estudantes em Serviço Social (ENESSO) da Região VI, estiveram em reunião com o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Prof. Dr. Irineu Manoel de Souza.

A reunião foi uma demanda das entidades citadas acima com o objetivo de dialogar sobre a precarização do curso de Serviço Social, principalmente após a suspensão do ingresso no Curso de Serviço Social no turno matutino, além do histórico déficit do quadro de docentes.

As/os representantes do CRESS, ABEPSS e ENESSO apresentaram ao reitor o apoio à luta das/os docentes e discentes da UFSC para ampliação do quadro de docentes, com a imediata liberação de vagas e realização de concurso público para professoras/es efetivas/os, a fim de dar continuidade com qualidade ao curso, tanto no período noturno como no matutino.

Além das questões relacionadas ao curso de Serviço Social da UFSC, a reunião tratou dos esforços do CRESS, ABEPSS e ENESSO para que seja criado o curso de Graduação em Serviço Social na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Foi solicitado ao reitor Prof. Dr. Irineu Manoel de Souza apoio para articular com a Reitoria daquela Universidade, a fim de pautar a criação do curso de Serviço Social, considerando a importância da interiorização da graduação em nossa área, de forma presencial, pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Destaca-se que não existem cursos presenciais e públicos na área do Serviço Social na região do meio oeste, oeste e extremo oeste catarinense, resultando em falta de profissionais formados para atuar nesta grande região do estado.

Rodrigo Faria Pereira, avalia positivamente a articulação de todas as entidades que representaram o Serviço Social na reunião com a reitoria. “O CRESS reconhece todos os esforços realizados até o momento pelo corpo docente da UFSC para que o Curso de Serviço Social não fechasse uma de suas entradas na graduação. Infelizmente a sobrecarga de trabalho compromete a qualidade do ensino e a formação profissional.” Afirmou Rodrigo Pereira.

“Esperamos que essa realidade possa ser revertida com novas contratações de professoras/es e que também o curso possa ser expandido com acesso público e gratuito no interior do estado com a criação do curso de graduação na Universidade da Fronteira Sul – UFSS e a federalização da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.” Concluiu Rodrigo Pereira, Assistente Social conselheiro do CRESS SC.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região