Vem aí o Caderno Assistente Social

Publicação está sendo enviada via correspondência para assistentes sociais de todo Brasil com inscrição ativa

Imagem traz uma mulher negra segurando o caderno em frente a seu rosto. A capa do caderno tem uma ilustração de um regador molhando a árvore do Código de Ética com os princípios.Arte: Rafael Werkema/CFESS

Tem novidade impressa para a categoria! O CFESS começou, em abril de 2024, a distribuição do Caderno Assistente Social, para profissionais que estão com inscrição ativa. O envio ocorre de acordo com a lista de endereços cadastrados da categoria nos CRESS, por isso é importante sempre manter os dados atualizados junto aos regionais.

Com tiragem limitada, o “caderninho”, no formato de 15 x 10 cm (um cartão postal em pé), para além de um espaço para fazer anotações, desenhos e o que mais quiser, é um singelo “presente” com um apanhado de dicas, lembretes e atalhos para documentos e publicações digitais disponíveis no CFESS que são extremamente importantes para o cotidiano profissional.

E já tem profissional recebendo o Caderno em casa. A distribuição ocorrerá ao longo dos próximos meses, devido ao grande quantitativo (mais de 210 mil unidades estão sendo enviadas via correspondência).

A novidade dialoga diretamente com os princípios e objetivos da Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, bem como as atribuições precípuas da entidade, já que se trata de um instrumento de comunicação que valoriza e fortalece a profissão e a categoria de assistentes sociais.

Ao longo de 32 páginas, são distribuídos QR codes com acesso às principais publicações digitais do CFESS, como livros e matérias e seções especiais.

Vale lembrar que em 2021 e 2022, o CFESS fez um levantamento sobre o perfil da comunicação da entidade, cujo resultado apontou que quase 37% da categoria de assistentes sociais prefere receber informações em mídias impressas.

Ainda no levantamento, ficou registrado que 20 dos 27 regionais não produzem  informativo impresso para a categoria. Nos debates promovidos ao longo dos pelo Conjunto CFESS-CRESS, especialmente nos Seminários de Comunicação, a questão do orçamento é preponderante, especialmente para os Regionais com estrutura menor.

A ideia é que o envio nacional de um material impresso nacional seja trienal, contribuindo para garantir amplo acesso e difusão de conhecimentos na área de Serviço Social e qualificação do trabalho da categoria.

Como afirma o trecho da apresentação do Caderno, assinado pela gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade (2023-2026), “desejamos que este espaço inspire você, assistente social, a escrever, parafraseando Conceição Evaristo, ‘palavras inteiras, cortadas, compostas, frases, não frases. (…) palavras plenas de sentido ou carregadas de vazio dependuradas no varal da linha. Palavras caídas, apanhadas, surgidas, inventadas na corda bamba da vida”.

Caso queira conhecer e imprimir sua versão, acesse!

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade – 2023/2026

Comunicação/CFESS