Assista a Live “Exercício Profissional na Política de Educação: Atribuições e Competências”

No dia 04 de dezembro o Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação realizou a Live “Exercício Profissional na Política de Educação: Atribuições e Competências”, tendo como objetivo dialogar com Assistentes Sociais na perspectiva da Lei nº 13.935 e dos subsídios construídos pela categoria profissional na direção do debate das atribuições e competências da/o Assistente Social sobre o fazer profissional na política de educação.

Assista a live no player abaixo:

A atividade contou com a fala de abertura realizada pela conselheira presidente Cheyenne Vieira Marques, mediação da conselheira Elisônia Renk e palestra realizada por Adriana Freire Pereira Férriz, Assistente Social e professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tanto da graduação em Serviço Social como do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS).

Adriana Freire Pereira Férriz possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2012), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2001). Foi presidente do Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA no ano de 2021. Atualmente é assessora da Pró-Reitoria de Ensino de graduação da UFBA, coordenadora do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) e responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da Educação (GEPESSE), na UFBA. Está vinculada à linha de pesquisa do PPGSS – Teoria Social, Trabalho e Serviço Social. As áreas/temáticas de pesquisa e interesse são: trabalho profissional, com foco na Política de Educação e de Assistência Social, Controle Social, Orçamento Participativo, Ensino Superior e Expansão dos cursos de Serviço Social.

O tema da atividade teve como proposta o diálogo a partir das atribuições e competências profissionais do Serviço Social na política social de educação; ações profissionais na dimensão ética, política e teórica; as principais estratégias de enfrentamento às dificuldades vivenciadas nos espaços sócio-ocupacionais no âmbito da educação; atuação profissional numa perspectiva da coletividade e da individualidade das/dos estudantes; inserção da/o Assistente social na equipe multiprofissional; a atuação profissional voltada para a garantia do acesso e permanência na educação básica; a escola como espaço de inclusão social.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Eventos, Notícias, Serviço Social na Educação.