50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS

Foi realizado entre os dias 07 e 10 de setembro, na cidade de Brasília/DF, o 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS.

O Encontro Nacional é responsável por apontar as deliberações que darão a direção ética e política das ações do Conjunto durante todo o triênio de gestão, neste caso no período 2023 a 2026.

A delegação de Santa Catarina esteve representada por conselheiras/os, cinco delegadas/os de gestão, cinco Assistente Sociais, delegadas de base e convidadas/os trabalhadoras/es do CRESS, assessoria contábil do CRESS, representante da ENESSO e do Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida.

Delegação de Santa Catarina

O Encontro Nacional teve em seu primeiro dia a Mesa de Abertura com representações do CFESS, CRESS DF, ABEPSS e ENESSO, na sequência foi realizada a Conferência de Abertura “10 anos das Jornadas de Junho e os impactos para a classe trabalhadora”, tendo como palestrantes Felipe Demier (UERJ) e Josiane Soares Santos.

Mesa de Abertura

No dia 08/09 foi realizada a leitura do Regimento Interno e informes gerais sobre a composição dos GTs, comissões e carta do Encontro. Ainda na manhã da sexta-feira, foi realizada a mesa 50 Anos do Encontro Nacional CFESS/CRESS e os desafios para a agenda do Conjunto. As falas foram realizadas por Cristina Abreu, assessora em Serviço Social do CFESS e Kelly Melatti, presidente do CFESS.

Conferência de Abertura

No período da tarde teve início os grupos temáticos. As delegações de todos os CRESS do país, juntamente com o CFESS, se dividem em duas salas paralelas analisando e deliberando sobre as propostas vindas dos Encontros Descentralizados das cinco regiões. Os temas e propostas aprovados no Encontro Nacional irão compor o relatório final do encontro e serão balizadores das ações e atividades a serão realizadas no triênio 2023-2026 pelo Conjunto CFESS/CRESS.

Grupo Temático

Os eixos temáticos, as quantidades de temas e propostas foram os seguinte: ADM/FIN – 19 temas e 76 propostas; Seguridade Social – 21 temas e 89 propostas; Orientação e Fiscalização – 29 temas e 81 propostas; Ética e Direitos Humanos – 22 temas e 80 propostas; Comunicação – 12 temas e 25 propostas; Formação Profissional – 10 temas e 35 propostas; Relações Internacionais – 4 temas e 14 propostas.

O último dia do 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS (10/09/23), contou com a Plenária Final, na qual foi realizada a Aprovação das deliberações, definição das composição de GTs/Comissões, definição dos eventos do triênio, aprovação das Moções e leitura da Carta de Brasília.

Cheyenne Vieira Marques, presidente do CRESS 12ª Região, afirma que o Encontro  Nacional é a instância máxima de deliberação da categoria de Assistentes Sociais e esse ano de 2023 demarca 50 encontros desse espaço tão importante, no qual coletivamente trabalhamos para avançar nessa construção. “Esse é o ano do planejamento do Conjunto CFESSCRESS para o triênio 2023/2026 e saímos com o compromisso de materializar em ações a agenda política estabelecida.” Concluiu a presidente do CRESS, Cheyenne Marques.

Assista o vídeo sobre o 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, apresentado pela assessora técnica do CRESS, Flávia de Brito Souza.

Assista o vídeo produzido pelo CFESS. O vídeo reúne imagens de encontros nacionais passados e da 50ª edição, enfatizando que o maior espaço deliberativo da categoria impacta diretamente no cotidiano de Assistentes Sociais e da população usuária do Serviço Social.

Vídeo reúne imagens de encontros nacionais passados e da 50ª edição, enfatizando que o maior espaço deliberativo da categoria impacta diretamente no cotidiano de assistentes sociais e da população usuária do Serviço Social.

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região
Texto, fotos e vídeo: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação do CRESS SC

Posted in Notícias.