Luta antirracista: um compromisso do Conjunto CFESS-CRESS e de toda a categoria!

Card amarelo traz a data em destaque, um punho cerrado negro com o mapa do continente africano ao centro e pessoas negras representando luta

Assistentes sociais têm o compromisso da luta antirracista!

Por isso, neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o CFESS resgata algumas ações das entidades e da categoria para reafirmar que o debate sobre a questão racial e o combate ao racismo devem ser questões prioritárias na agenda do Serviço Social brasileiro!

Campanha Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

Realizada no triênio 2017-2020, a campanha deixou marcas históricas para a profissão. Além da resultar na produção de dezenas de materiais que valorizaram a cultura e histórias da população negra, que denunciaram diferentes expressões do racismo e que chamaram a atenção da categoria para a temática, gerou ações significativas no cotidiano profissional, quando assistentes sociais trabalharam o tema do racismo nos atendimentos à população usuária.

O site da campanha reúne todo o material elaborado: vídeos, documentários, fotos, cartazes, a exposição e o livro-resumo da campanha.

Acesse: http://servicosocialcontraracismo.com.br/

Perfil de Assistentes Sociais no Brasil

A recente publicação do livro Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: Formação, Condições de Trabalho e Exercício Profissional, que reuniu os dados coletados de mais de 44 mil assistentes sociais durante a campanha de recadastramento nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado entre final de 2016 e 2019, revelou que a maioria de profissionais se declara negra (50,34%).

Ao mesmo tempo, o levantamento apontou a desigualdade sobre as condições de trabalho (como carga horária e salário) e sobre o acesso à pós-graduação por assistentes sociais que se declaram negros e negras.

Nesse sentido, o Perfil revela que é urgente que as entidades sigam debatendo e, especialmente, buscando estratégias de combate às expressões do racismo, que se refletem no interior da profissão.

Acesse o e-book clicando neste link

Ações afirmativas

No 49º Encontro Nacional CFESS-CRESS, maior espaço deliberativo da categoria, realizado em setembro de 2022, assistentes sociais aprovaram duas deliberações históricas, que caminham em direção a ações afirmativas: a realização de estudos para implementação de cotas para pessoas negras, indígenas, com deficiência e LGBTQIA+ nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS até 2025; e a criação no âmbito das entidades, até o término das gestões 2020-2023, comitês antirracistas e anticapacitistas.

Além disso, durante o evento, foi lida e aprovada a Carta dos comitês regionais e da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, onde são recomendadas 20 ações para o Conjunto CFESS-CRESS, para que a luta e o exercício profissional antirracista sejam incorporados de forma estruturante nas entidades.

Assista abaixo ao momento de leitura da Carta ou leia o documento, disponível no relatório do Encontro Nacional

Cordel do Dia da Consciência Negra

E para celebrar a data, a assistente social e cordelista Maria Clara Psoa escreveu um novo texto, articulando o Dia da Consciência Negra com a campanha “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta”.

Confira!

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Rafael Werkema – JP-MG 11732

Posted in Notícias, Racismo.