Live – Proteção Social Cultura de Resistência: O Estatuto da Criança e Adolescente em Perspectiva

#Descrição da Imagem: Ilustração traz fundo cinza e um muro de tijolos. Grafitado nesse muro há uma adolescente negra cantora e um negro jovem MC, além de duas sombras de crianças negras brincando. Símbolo da LIBRAS no canto superior direito. Sobre esse grafite há o texto, também grafitado: Proteção Social Cultura de Resistência: O Estatuto da Criança e Adolescente em Perspectiva. Ana Soraia Haddad Biasi - Analista em Serviço Social do Ministério Público de Santa Catarina, João Luiz de Carvalho Botega - Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Deborah Cristina Amorim – Assistente Social Mediadora do Evento. 29/08/2022 - 18h30 às 19h30. Logo do CRESS/SC. www.youtube.com/cress12regiao.

O Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina convida a categoria de Assistentes Social do estado para o evento Proteção Social Cultura de Resistência: O Estatuto da Criança e Adolescente em Perspectiva.

A atividade será realizada de forma virtual e terá como palestrantes a Analista em Serviço Social do Ministério Público de Santa Catarina Soraia Haddad Biasi¹ e o Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina João Luiz de Carvalho Botega². A mediação será realizada pela Assistente Social Deborah Cristina Amorim.

Este evento tem como propósito socializar a pesquisa realizada pela Assistente Social Ana Soraia Biasi, por ocasião da sua Tese de Doutorado que resultou no livro “A vida nua e o Estado educador: o ECA em perspectiva”, resultado de suas inquietações na atuação profissional junto ao Ministério Público do nosso estado.

Segundo a autora, a Proteção Integral transita na disputa de projetos societários, em que o Estado aparece como neutro e a sociedade civil passa a ser expressão da linguagem que opera projetos políticos antagônicos. As concepções sobre justiça, direito e lei se alimentam de uma cultura e valores que não reconhecem os direitos humanos como expressão da dignidade humana.

Nos seus estudos conclui que o Estado é força e consenso! Ele se move na dinâmica das relações de poder e organiza suas atividades por meio do consentimento “voluntário” da sociedade.  Sua função educadora consiste em mecanismos que assegurem à opinião pública abraçar interesses dominantes. Conclama que os sujeitos sociais precisam compreender a política e mobilizar forças na defesa incondicional dos direitos. A Proteção Integral, como cultura de resistência às injustiças que promove a “vida nua” de crianças e das/os adolescentes precisa “sair do papel”.

Objetivos:
-Contribuir no debate sobre o ECA, identificando a cultura e valores que  reconhecem os direitos humanos como expressão da dignidade humana.
-Refletir sobre a proteção social como uma cultura de resistência às injustiças desencadeadas às crianças e adolescentes;
-Suscitar o debate e encaminhamentos para ações que ultrapassem os questionamentos e apresentem  ações concretas.

Público Alvo:
Assistentes Sociais,  estudantes de Serviço Social e demais interessadas/os na temática.

Data e Local:
29/08/2022 das 18h30 às 19h30.
Canal do CRESS no YouTube: https://youtu.be/eNbIH9JugSE

Live com interpretação em LIBRAS.

¹ Analista em Serviço Social do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC – com atuação no Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação – CIJE.
² Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina, atualmente ocupando o cargo de Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação. Coordenador da Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ).

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região

Posted in Eventos, Notícias.