Comitê de Enfrentamento ao Racismo

O Comitê de Enfrentamento ao Racismo foi criado durante o II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos, realizado dia 20 de outubro de 2022, motivado pela Campanha da Gestão do triênio 2017-2020 do Conjunto CFESS/CRESS “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”.

O Comitê visa desenvolver iniciativas fundamentais para o debate da pauta antirracista no âmbito do Serviço Social, seja na formação, seja na atuação profissional. O grupo pretende participar ativamente na articulação com demais coletivos, seguindo na construção de uma trajetória de lutas e avanços na superação do racismo na nossa sociedade.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – Série Povos Originários: “As Especificidades da População Indígena na Política de Assistência Social”

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 24/04/2024 - 19h00. Pauta: Série Povos Originários: "As Especificidades da População Indígena na Política de Assistência Social". Regina C. da Silva Suenes, Nandja Xokleng e Jibran Yopopem Patte (fotos das/o palestrantes). Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 23/04/24 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, Conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O CRESS SC convida toda a sociedade civil para a Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

Nesse encontro será lançada a Série Povos Originários. Para o primeiro encontro da série teremos o debate “As Especificidades da População Indígena na Política de Assistência Social”, que contará com a participação de Regina C. da Silva Suenes¹, Nandja Xokleng² e Jibran Yopopem Patte³.

O encontro será realizado no dia 24 de abril de 2024, a partir das 19h de forma híbrida (presencial e on-line).

O local da reunião será no auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 23/04/23 informando seu nome e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

A coordenação será realizada por Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região.

Acesse abaixo o material para estudo:

OrientacoesTecnicas_TrabalhoSocialcomFamiliasIndigenas

¹ Graduada em Serviço Social pela UFSC (1988). Especialista em: Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde Pública, Administração Pública e Gerência de Cidades e Mestre em Serviço Social/Programa de Pós graduação em Serviço Social no tema da migração. Compõe o Coletivo de Assistentes Sociais Negras/os de Santa Catarina Magali da Silva Almeida. Participou do Projeto Práxis antirracista no curso formação de formadores antirracistas (Coletivo Veias Abertas – UFSC). Experiência nas seguintes áreas: Educação Infantil e ensino fundamental como professora, Gestão Pública Municipal – atuação como Assistente Social de Prefeitura. Servidora Pública Estadual desde 2014, atuando como Assistente Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) na Diretoria de Assistência Social/DIAS nas seguintes áreas: componente da equipe técnica de Serviço de Acolhimento Institucional para adultos com deficiência- São Gabriel, Técnica da Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social SUAS/SC. Desde 2019 compõe a equipe da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família/SAS, como Gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes.

² Liderança da retomada Território Goj Konã. Mulher indígena do Povo Laklãnõ Xokleng, mãe e estudante de odontologia (FURB) e pedagogia (IFC).

³ Presidente da associação Empodera At´axa. Rede de Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas (REDEPROINQ). Indígena do Povo Laklãnõ Xokleng de Santa Catarina. Formado em Serviço Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECO.

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo: Quem passa fome no Brasil? Racismo, nutricídio e o Serviço Social

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 20/03/2024 - 19h00. Pauta: Quem passa fome no Brasil? Racismo, nutricídio e o Serviço Social. Luana de Brito e Luciana Freitas. (fotos das palestrantes). Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 19/03/24 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, Conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo convida todas/os para sua reunião mensal que terá como tema: Quem passa fome no Brasil? Racismo, nutricídio e o Serviço Social.

As palestrantes convidadas são Luana de Brito e Luciana Freitas. O encontro, híbrido, será realizado dia 20 de março de 2024, a partir das 19 horas.

Acesse materiais de estudo sobre o tema no endereço a seguir: https://cress-sc.org.br/materiais-de-interesse/

Data: 20/03/2024
Hora: 19h
Local: Reunião híbrida. Presencial no auditório do CRESS SC (Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º andar, Centro, Fpolis/SC). Online via Google Meet.

Reunião aberta a todas as pessoas interessadas em debater o Racismo.

O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até dia 19/03/24 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Calendário de Luta Antirracista

#Descrição da Imagem: Card horizontal com fundo amarelo. No lado esquerdo desenho de rosto de mulher negra usando turbante e colares coloridos. No centro o título Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Calendário de Luta Antirracista. Logotipo do CRESS SC e logotipo do Comitê.

O Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, por meio de sua coordenação composta por Latoya de Oliveira Costa, Joyce Santos e Karoline Franciele dos Santos, elaborou um calendário com datas de combate ao racismo.

O Calendário de Luta Antirracista traz as várias datas de representatividade, de lutas e de acontecimentos relacionados com a história das/os pretas/os e pardas/os do Brasil e no mundo.

O objetivo do calendário é fomentar a discussão antirracista durante todos os meses do ano e não somente no mês da consciência negra, servindo como um registro histórico e não finalizado. O calendário estará em constante atualização como mais uma das estratégia de combate ao racismo.

Acesso o Calendário de Luta Antirracista no link a seguir: Calendário Antirracista 02-2024

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo: Racismo Religioso e Serviço Social – Saberes Afrodiasporicos

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 21/02/2024 - 19h00. Pauta: Racismo Religioso e Serviço Social - Saberes Afrodiasporicos. Débora Nunes Barbosa - Graduada em Serviço Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina e mestranda em Serviço Social pela UFSC. (foto da palestrantes). Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 20/02/24 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, Conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo convida toda a sociedade civil para a reunião a ser realizada dia 21 de fevereiro, a partir das 19 horas, tendo como tema: Racismo Religioso e Serviço Social – Saberes Afrodiasporicos.

O assunto será abordado por Débora Nunes Barbosa, graduada em Serviço Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2012), Servidora pública, mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Débora Barbosa atuou como Assistente social vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social de Palhoça/SC e atualmente está na Gerência de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (GEMDH) da Diretoria de Direitos Humanos vinculada a Secretaria de Assistência Social Mulher e Família – SAS (SAS). É conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM – e Conselho Estadual de Direitos Humanos – CEDH.

Acesse materiais de estudo sobre o tema no endereço a seguir: https://cress-sc.org.br/materiais-de-interesse/

Data: 21/02/2024
Hora: 19h
Local: Reunião híbrida. Presencial no auditório do CRESS SC (Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º andar, Centro, Fpolis/SC). Online via Google Meet.

Reunião aberta a todas as pessoas interessadas em debater o Racismo.

O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até dia 20/02/24 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

24/01/2024 – Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – Resolução CFESS n° 1.054

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 24/01/2024 - 19h00. Pauta: Resolução CFESS N° 1.054, de 14 de novembro de 2023 que estabelece normas vedando condutas de DISCRIMINAÇÃO E/OU PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL no exercício profissional da/o Assistente Social, referenciadas nos princípios II, VI, XI inscritos na Resolução CFESS nº 273 de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética Profissional da/o Assistente Social. Reunião aberta para toda a sociedade civil. O tema da reunião será abordado por Latoya de Oliveira Costa, Joyce Santos e Karoline Franciele dos Santos, coordenadoras do Comitê. (fotos dos três palestrantes). Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 23/01/24 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, Conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

Considerando a necessidade de diálogo sobre a Resolução Resolução CFESS n° 1.054, o CRESS Santa Catarina convida a categoria de Assistentes Sociais e a sociedade civil em geral para participar da primeira reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo de 2024, que acontecerá no dia 24 de janeiro, às 19h, de forma híbrida por meio do Google Meet e presencial no auditório do CRESS Santa Catarina.

Diante do compromisso ético-político do Conjunto CFESS/CRESS frente “ao exercício do Serviço Social sem ser discriminada/o, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física” foi normatizada Resolução CFESS N° 1.054, de 14 de novembro de 2023 que estabelece normas vedando condutas de DISCRIMINAÇÃO E/OU PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL no exercício profissional da/o Assistente Social, referenciadas nos princípios II, VI, XI inscritos na Resolução CFESS nº 273 de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética Profissional da/o Assistente Social.

A Resolução considera legislações, normativas relacionados à questão racial e principalmente a formação social brasileira reconhecendo o racismo como sendo estrutural e os desdobramentos do racismo institucional nas dimensões da vida social.

O documento encontra-se disponível para consulta no site do CFESS (https://www.cfess.org.br/arquivos/1054-2023-1.pdf).

O tema da reunião será abordado por Latoya de Oliveira Costa, Joyce Santos e Karoline Franciele dos Santos, coordenadoras do Comitê.

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – CRESS 12ª Região

------------

13/12/23 – Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 13/12/2023 - 19h30. Pauta: "Racismo e o Genocídio contra o Povo Palestino". Reunião aberta para toda a sociedade civil. Palestrantes: Maynara Nafe, Jamile Abdel Latif e Nizar Amin Shihadeh (fotos dos três palestrantes). Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 12/12/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, Conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina convida para a reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

A atividade será realizada dia 13 de dezembro e terá como tema “Racismo e o Genocídio contra o Povo Palestino”.

Neste encontro teremos três participações: Maynara Nafe, secretária de Juventude da Federação Árabe Palestina do Brasil – FEPAL e Diretora de Políticas Educacionais da União Nacional dos Estudantes – UNE; Jamile Abdel Latif, mulher Palestina e advogada; Nizar Amin Shihadeh, Palestino, Assistente Social, conselheiro do CRESS SC Gestão 2023/2026.

Para subsidiar o debate indicamos três texto para leitura:

Leitura 1: A HISTÓRIA OCULTA DO SIONISMO. Autor Ralph Schoenman.
Leitura 2: Dez Mitos sobre Israel. Autor Ilan Pappé.
Leitura 3: A questão da Palestina. Literatura Socialista. Autor Edward Said.

Data: 13/12/2023
Hora: 19h30
Local: Reunião híbrida. Presencial no auditório do CRESS SC (Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º andar, Centro, Fpolis/SC). Online via Google Meet.

Reunião aberta a todas as pessoas interessadas em debater o Racismo.

O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até dia 12/12/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Boletim Eletrônico nº 102 – “Reflexões para se ter Consciência Negra”

#Descrição da imagem: Print da parte inicial da publicação contendo, no topo, a logotipo do CRESS/SC, Boletim Eletrônico, Edição nº 102, Novembro de 2023. No centro o título do artigo, autora e um parágrafos.

Hoje, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o CRESS Santa Catarina apresenta o Boletim Eletrônico nº 102, tendo como tema “Reflexões para se ter Consciência Negra”.

O texto é de autoria de Latoya de Oliveira Costa, conselheira do CRESS 12ª Região, gestão “Coragem na luta, ética no olhar, esperançar e não recuar – 2023/2026”.

Boa leitura!

Acesse o Boletim nº 102 -Reflexões para se ter consciência negra, clicando aqui.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

------------

Evento alusivo ao dia da Consciência Negra é realizado pelo CRESS SC

 Tales Fornazier e Joyce Santos

No dia 23 de novembro de 2023, o CRESS SC, em parceria com o Departamento de Serviço Social, com o Programação de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou o evento alusivo ao Dia da Consciência Negra. O tema do encontro foi “CONSCIÊNCIA NEGRA, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO POVO PRETO”, e a palestra foi ministrada por Tales Fornazier, Assistente Social, professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – campus Mucuri, conselheiro do CFESS na gestão “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade” (2023-2026), autor do livro “Serviço Social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo”.

A mesa foi mediada por Joyce Santos, integrante do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS 12ª Região, graduanda em Serviço Social pela UFSC e integrante do Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida.

Tales Fornazier, em sua fala, ressaltou que a luta antirracista não deve se reduzir ao dia 20 de novembro, mas não significa que o dia da Consciência Negra não tenha importância política, até como forma de dar visibilidade as causas e lutas concretas e imediatas que também são essenciais. “No cotidiano dos espaços de formação profissional, no trabalho profissional, a gente sabe o desafio que é, de fato, construir ações concretas de enfrentamento ao racismo. Será que a gente está reproduzindo uma adesão formal ao antirracismo?” Questiona Tales Fornazier.

Aline Silva Salles, Chaiane Silva e Latoya de Oliveira Costa

O evento promovido pelo CRESS 12ª Região, foi uma articulação do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC, coordenado pela conselheira Latoya de Oliveira Costa, que compôs a mesa de abertura ao lado de Chaiane Silva, representando o Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida e Coletivo Negro Minervino de Oliveira, e Aline Silva Salles, representante do Coletivo Voz das Manas.

“Ser Assistente Social é lutar contra todas as formas de opressão do sistema!” Afirma Latoya de Oliveira Costa. Ela analisa, enquanto coordenadora do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC, que “este evento trouxe a memória da força e da potência do povo Preto, sem esquecer o papel do Serviço Social na luta antirracista, perpassando pela reflexão da necessária e urgente efetivação do acesso aos direitos da população preta, que muitas vezes não possuem o mínimo para viver com dignidade”.

O evento contou com um momento cultural repleto de homenagens e valorização da cultura negra.

Ao chegar no auditório do Centro Socioeconômico da UFSC, as/os participantes foram recebidas/os com um varal homenageando Assistentes Sociais negras que atuam em ações antirracistas no exercício profissional. Um pouco da história de cada uma/um foi impressa e exposta para quem esteve presente. O arquivo com as artes do varal pode ser acessada clicando no link a seguir: varal histórico clique aqui.

 Grupo Olákùndé Makinde

O grupo Olákùndé Makinde fez a abertura do evento trazendo uma proposta artístico-musical baseada nas trajetórias dos seus integrantes, que trazem em suas essências ancestrais os terreiros das nações de batuque, a capoeira e a musicalidade negra sul-rio-grandense e brasileira. A apresentação fortaleceu a cultura afro e envolveu todas as pessoas presentes que entraram no clima de acolhimento cantarolando cantigas da cultura negra brasileira.

 Poeta Liza

Finalizando a atividade a poeta Liza, que é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há 6 anos, emocionou as pessoas presentes com uma fala forte e potente em forma de poesia intercalando com canto. Foi uma apresentação na qual a artista trouxe reflexões poéticas sobre a violenta realidade que o povo negro sofre no seu cotidiano.

O evento também contou com um coffee break com alimentação afro artesanal na qual os alimentos trouxeram um resgate ancestral da culinária. O momento deu protagonismo aos alimentos vegetais, grãos e especiarias, ingredientes de origem africana, e pouco uso de refinados, glúten e laticínios trazendo uma alimentação saudável sob uma afro perspectiva.

O Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC agradece a todas as pessoas presentes na atividade e ao apoio do Departamento de Serviço Social e o Programação de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina que acolheram a proposta de diálogo e reflexões a cerca do tema.

O Comitê aproveita para convidar todas as pessoas para participarem de seus encontros mensais, realizado de forma híbrida, presencial no auditório do CRESS SC e on-line por meio da plataforma Google Meet. Acesse o site www.cress-sc.org.br/enfrentamentoaoracismo e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – CRESS 12ª Região
Texto e fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação – CRESS 12ª Região

------------

O CRESS SC convida para o evento “CONSCIÊNCIA NEGRA, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO POVO PRETO”

#Descrição da Imagem: Card quadrado com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo no lado superior direito. Texto: Organização, o Comitê de Assistentes Sociais ao combate no Combate ao Racismo do CRESS/SC, convida todas/os/es para o evento, Consciência Negra, Reconhecimento e Valorização do Povo Preto. Imagem do palestrante, Tales Fornazier, Assistente Social, Professor e Escritor, título das apresentações culturais, com a imagem da Poeta Lisa e o Grupo Olákùndé Makindé. Local; auditório Socioeconômico - UFSC, data: 23 de novembro, horário: 18h. Imagens dos movimentos sociais que irão compor a mesa: Coletivo Negro de Serviço Social, Magali da Silva Almeida, Coletivo Voz das Manas, Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS/SC e Coletivo Negro Minervino de Oliveira. Abaixo, centralizado, título de mediação, seguido da foto da mediadora do evento, Joyce Santos. Rodapé da imagem em preto, com título de apoio ao lado esquerdo, seguido das logos do CRESS/SC, PPGSS E DSS da UFSC e anexo ao lado direito, link de inscrição para o evento: www.cress-sc.org.br/inscricao.

O Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC convida toda a sociedade civil para o evento “CONSCIÊNCIA NEGRA, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO POVO PRETO”.

A atividade contará com a palestra de Tales Fornazier, Assistente Social, professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – campus Mucuri, conselheiro do CFESS na gestão “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade” (2023-2026), autor do livro “Serviço Social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo”.

O evento que conta com o apoio do CRESS SC, Departamento de Serviço Social da UFSC e Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFSC, terá em sua mesa de abertura representantes do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC, Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida, Coletivo Voz das Manas e Coletivo Negro Minervino de Oliveira.

A apresentação cultural será realizada pela poeta Liza e pelo Grupo Olákùndé Makindé. Liza é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há 6 anos. É poeta, escritora, performer, Slammaster, atriz, cantora e produtora cultural. O Grupo Olákùndé Makinde surge em 2022 como uma proposta artístico-musical, baseada nas trajetórias de Diih Neques Olákùndé e Sacra _Makindè, que trazem em suas essências ancestrais os terreiros das nações de batuque, a capoeira e a musicalidade negra sul-rio-grandense e brasileira. O objetivo do Olákùndé Makinde é fortalecer a cultura africana se lançando com shows itinerantes para mostrar e reverenciar a cultura,
ampliando e fortalecendo as manifestações afros do sul do país.

A mediação do evento será realizada por Joyce Santos, graduanda em Serviço Social pela UFSC e integrante do Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida

Local: Auditório Socioeconômico – UFSC
Data: 23 de novembro
Horário: 18h
Inscrição para o evento: www.cress-sc.org.br/inscricao

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – CRESS SC

------------

26/10/2023 - Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo - O Marco Temporal#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 26/10/2023 - 19h. Reunião aberta para toda a sociedade civil. Pauta: Grupo de Estudo - Estudo e Debate sobre o Marco Temporal com Ingrid Sateré Mawé e Felipe Pinheiro. Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 25/10/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O CRESS SC convida toda a sociedade civil para a Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

O Marco Temporal será o tema de estudo e debate nesse encontro que contará com a participação de Ingrid Sateré Mawé¹ e Felipe Pinheiro².

O encontro será realizado no dia 26 de outubro de 2023, a partir das 19h de forma híbrida (presencial e on-line).

O local da reunião será no auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 25/10/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

A coordenação será realizada por Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região.

Acesse abaixo os materiais para estudo:

Leitura 1: Marco temporal: Como o povo indígena Xokleng foi perseguido e morto pelo Estado?: https://brasildedireitos.org.br/atualidades/marco-temporal-como-o-povo-indgena-xokleng-foi-perseguido-e-morto-pelo-estado

Leitura 2: O Marco Temporal e os Xokleng: das crianças espetadas em facas ao racismo do governo de Santa Catarina: https://sumauma.com/o-marco-temporal-e-os-xokleng-das-criancas-espetadas-em-facas-ao-racismo-do-governo-de-santa-catarina/

Leitura 3: Lugares de acampamento e memória do povo Laklãnõ/Xokleng, Santa Catarina. De Walderes Coctá Priprá: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226839

Documentário - Laklãnõ/Xokleng: Os órfãos do vale:

Vídeo - Willi Ndilli "A barragem trouxe tristeza pra nós":

Agende-se e participe!

¹ Defensora dos Direitos Humanos, Mulher Semente da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade- ANMIGA e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas - RENFA.

² Graduando de Serviço Social (UFSC), Sócio-fundador CEDECA - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de SC, Retomada Aldeia Goj Konã.

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo (28/09/2023)

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 28/09/2023 - 19h. Reunião aberta para toda a sociedade civil. Pauta: Grupo de Estudo - Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - Uma Política do SUS. Apresentação - Thaís Gonçalves - Médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, atuante na Atenção Primária a Saúde no SUS, no Centro de Saúde da Armação em Florianópolis. Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 28/09/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O CRESS SC convida toda a sociedade civil para a Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

Nesta reunião o Grupo de Estudo irá debater a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – Uma Política do SUS. A apresentação do do material será realizado por Thaís Gonçalves – Médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, atuante na Atenção Primária a Saúde no SUS, no Centro de Saúde da Armação em Florianópolis. Acesse aqui o arquivo para estudo: politica_nacional_saude_populacao_negra.

O encontro será realizado no dia 28 de setembro de 2023, a partir das 19h de forma híbrida (presencial e on-line).

O local da reunião será no auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 28/09/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

A coordenação será realizada por Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região.

Agende-se e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo (31/08/2023)

O CRESS SC convida toda a sociedade civil para a Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 31/08/2023 - 19h. Reunião aberta para toda a sociedade civil. Pauta: Grupo de Estudo - Caderno 3 da série Assistente Social no combate ao preconceito - Racismo e Apresentação cultural com a poeta Liza. Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 31/08/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

Os assuntos de pauta serão: Grupo de Estudo – Caderno 3 da série Assistente Social no combate ao preconceito – Racismo (acesse clicando aqui) e Apresentação cultura com Liza.

Liza, tem 23 anos, é poeta, escritora, performer, slammer, slammaster, atriz, cantora e produtora cultural. Mora em Florianópolis/SC, sendo graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e atua artisticamente há 6 anos, apresentando-se em Slams, Saraus, Feiras Literárias e Eventos Culturais. Em 2019 integrou o Coletivo Somas, produzindo o primeiro Festival Somas na sua cidade de origem, Jaú/SP, assim como em 2022, foi uma das fundadoras e produtoras do Slam Cruz e Sousa, atualmente integra a produção do Slam Xodó e faz parte da Cia Nosso Olhar.

O encontro será realizado no dia 31 de agosto de 2023, a partir das 19h de forma híbrida (presencial e on-line).

O local da reunião será no auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 31/08/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

A coordenação será realizada por Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região.

Agende-se e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

Projeto do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Acesse o Projeto do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo clicando aqui.

------------

Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo (27/07/2023)

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 27/07/2023 - 19h. Reunião aberta para toda a sociedade civil. Pauta: Grupo de Estudo - Comunicação antirracista e filosofia da linguagem (Artigo de Jersey Simone da Silva Ferreira) e Estratégias de Divulgação do Comitê. Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 27/07/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O CRESS SC convida toda a sociedade civil para a Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

Os assuntos de pauta serão: Grupo de Estudo – Comunicação antirracista e filosofia da linguagem (Artigo de Jersey Simone da Silva Ferreira) e Estratégias de Divulgação do Comitê.

O encontro será realizado no dia 27 de julho de 2023, a partir das 19h de forma híbrida (presencial e on-line).

O local da reunião será o auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 27/07/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

A coordenação será realizada por Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região.

Agende-se e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo (15/06/2023)

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 15/06/2023 - 19h. Reunião aberta para toda a sociedade civil. Pauta: Grupo de Estudo - Comunicação antirracista e filosofia da linguagem (Artigo de Jersey Simone da Silva Ferreira) e Apresentação Ofício Circular. Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 15/06/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O CRESS SC convida toda a sociedade civil para a Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

Os assuntos de pauta serão: Grupo de Estudo – Comunicação antirracista e filosofia da linguagem (Artigo de Jersey Simone da Silva Ferreira) e Apresentação Ofício Circular.

O encontro será realizado no dia 15 de junho de 2023, a partir das 19h de forma híbrida (presencial e on-line).

O local da reunião será o auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 15/06/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

A coordenação será realizada por Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região.

Agende-se e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

------------

Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo (25/05/2023)

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 25/05/2023 - 19h30. Reunião aberta para toda a sociedade civil. Pauta: Andamento do Projeto do Comitê, Grupo de Estudos e Informes. Local: Auditório do CRESS/SC. Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 25/05/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet (enfrentaracismo@cress-sc.org.br). Coordenação: Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O CRESS SC convida toda a sociedade civil para a Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

Os assuntos de pauta serão: Apresentação do Projeto e do site do Comitê e Informes.

O encontro será realizado no dia 25 de maio de 2023, a partir das 19h30 de forma híbrida (presencial e on-line).

O local da reunião será o auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até às 12h do dia 25/05/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

A coordenação será realizada por Latoya de Oliveira C. R. da Silva, conselheira do CRESS 12ª Região.

Agende-se e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

2ª Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo

#Descrição da Imagem: Card vertical com fundo amarelo, logotipo do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Texto: 2ª Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, 09/02/2023 - 19h30. Reunião aberta para toda a sociedade civil. Pauta: Apresentação do logotipo do Comitê; Planejamento para 2023 e Apresentação do projeto de execução de atividades. Local: Auditório do CRESS/SC - Rua dos Ilhéus, 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. Atividade híbrida. O link para acesso à reunião será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Coordenação: Maria Aparecida de Souza Reis Conselheira do CRESS 12ª Região. Logotipo do CRESS SC no canto inferior direito.

O Conselho Regional de Serviço Social de Santa Cataria convida a categoria de Assistentes Sociais e toda a sociedade civil para a 2ª Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

O encontro será realizado de forma híbrida (presencial e on-line) no dia 09 de fevereiro de 2023, a partir das 19h30.

A pauta da reunião terá como assuntos a Apresentação do logotipo do Comitê; Planejamento para 2023 e Apresentação do projeto de execução de atividades. A coordenação será realizada por Maria Aparecida de Souza Reis conselheira do CRESS 12ª Região.

O local da reunião será o auditório do CRESS SC, na Rua dos Ilhéus, nº 38, 12º Andar, Centro, Fpolis/SC. O link para quem queira participar de forma on-line será disponibilizado no grupo de WhatsApp do Comitê e pelo e-mail enfrentaracismo@cress-sc.org.br. Para receber o link as/os interessadas/os devem enviar e-mail até dia 08/02/23 informando seu nome, local de trabalho e o e-mail pelo qual irá acessar a sala do Google Meet.

Leia sobre a 1ª reunião do Comitê clicando aqui.

Agende-se e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo


1ª Reunião do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo (Foto: Cassiano Ferraz - CRESS/SC)

Leia sobre a reunião realizada dia 07/12/22 clicando aqui.


II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos (Foto: Cassiano Ferraz - CRESS/SC)

Leia sobre o evento no qual o CRESS anunciou a criação do mesmo Comitê no estado de Santa Catarina clicando aqui.

Portaria nº 007/2023 de 24 de Janeiro

Projeto do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo