CRESS/SC realiza a 1º Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Racismo

(Foto: Cassiano Ferraz/Assessor de Comunicação do CRESS/SC)

Foi realizada na última quarta-feira (07/12/22) a 1º Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Racismo.

A reunião ocorreu no auditório da sede do CRESS 12ª Região e contou com a presença de conselheiras e trabalhadoras do Conselho, assistentes sociais de base e integrantes do Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Comitê de Enfrentamento ao Racismo foi criado durante o II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos, realizado dia 20 de outubro de 2022, motivado pela Campanha da Gestão do triênio 2017-2020 do Conjunto CFESS/CRESS “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”.

O Comitê visa desenvolver iniciativas fundamentais para o debate da pauta antirracista no âmbito do Serviço Social, seja na formação, seja na atuação profissional. O grupo pretende participar ativamente na articulação com demais coletivos, seguindo na construção de uma trajetória de lutas e avanços na superação do racismo na nossa sociedade.

Esta articulação coletiva é um ato de resistência a todas as formas de opressão, de violência advinda de ações racistas. É o chamamento para novas reivindicações, é o apoio às políticas públicas e às ações afirmativas. É a exigência de pensar e agir com base na necessidade de uma reparação histórica. Espaço de estudo, conhecimento, reflexões, abertura de novos caminhos profissionais no sentido de uma perspectiva crítica de uma consciência negra. Espaço de reconhecimento social, de igualdade entre as pessoas, de direitos sociais e políticos, étnico-raciais, econômicos, culturais. Portanto, as ações do Comitê são a materialização do Projeto Ético-Político profissional.

A reunião realizada nessa semana teve como pauta a construção da agenda dos encontros, o diálogo a metodologia das reuniões, além de estreitar laços entre as/os participantes do Comitê.

Ficou definido que os encontros terão edições on-line e presenciais, visando uma maior participação no âmbito estadual. A próxima reunião será realizada em fevereiro de 2023. Faremos ampla divulgação no site e redes sociais do CRESS SC. No dia 02 de março teremos uma reunião presencial de estudos com a presença da professora Dra. Maria Helena Elpídio. Em breve divulgaremos mais detalhes. Agende-se e participe!

Mensagem da conselheira do CRESS/SC Maria Aparecida de Souza Reis sobre a 1º Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Racismo.

Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região