Processo Eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS – Gestão 2023/2026

Informamos que o CFESS no corrente mês de novembro publicou Edital de Convocação no Diário Oficial da União com o objetivo de iniciar o Processo Eleitoral para o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e Seccionais – Gestão 2023/2026.

Portanto, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), determinou no edital a abertura do Processo Eleitoral para preenchimento de cargos efetivos e suplentes para o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), para os Conselhos Regionais de Serviço (CRESS) – sendo 9 membros efetivos Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros, 3 membros do Conselho Fiscal e 9 membros suplentes e para Seccionais.

Sendo assim, fica aberto o prazo para inscrição de chapas que desejem concorrer, no período correspondente de 13 de dezembro de 2022 a 16 de janeiro de 2023. Para a realização da inscrição, as chapas deverão cumprir os requisitos previstos pelo Código Eleitoral em vigor. As/Os interessadas/os poderão retirar as instruções no CRESS.

A votação para eleição das chapas concorrentes para o CFESS, CRESS e Seccionais, será realizada em três dias (14, 15 e 16 de março de 2023) e a posse da chapa eleita será realizada no dia 15 ou 16 ou 17 de maio de 2023.

Destaca-se que as/os Conselheiras/os da atual gestão do CRESS que desejarem concorrer a um segundo mandato deverão requerer afastamento dos respectivos cargos, da data da inscrição da chapa até a homologação do resultado da eleição.

Em anexo seguem os documentos relacionados ao Processo Eleitoral, conforme listados abaixo:

• Edital de Convocação das eleições do Conjunto CFESS/CRESS, para o triênio 2023/2026, publicado no DOU nº 214, de 11 de novembro de 2022, Seção 3, páginas 183/184;
  • Calendário Eleitoral que regerá as próximas eleições do Conjunto CFESS/CRESS, aprovado na 261ª Reunião Ordinária de Conselho Pleno do CFESS, realizada nos dias 20 a 23 de outubro de 2022;
  • Portaria CFESS nº 24/2022, que institui a Comissão Nacional Eleitoral para coordenar o processo eleitoral do Conjunto.
  • Portaria CRESS/SC nº 28/2022, que Designa e nomeia os membros da Comissão Regional Eleitoral do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ELEIÇÃO DO CONJUNTO CFESS/CRESS

CALENDÁRIO ELEITORAL

Resolução CFESS n. 919 – Dispõe sobre o Código Eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS

PORTARIA CFESS Nº 24, de 29 de setembro de 2022  – Institui a Comissão Nacional Eleitoral, para coordenar o processo eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS