CRESS realiza o II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos

Foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro o II Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: Combate aos Preconceitos. A atividade organizada pelo CRESS 12ª Região contou com quatro mesas de debates durante os dois dias de evento.

O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis/SC, e contou com as mesas de debates:

1º Mesa (19/10) – Exercício Profissional, Orientação Sexual e Identidade de Gênero em Debate, tendo como palestrantes Dre. Alê Mujica Rodriguez e Rodrigo Faria Pereira. Alê Mujica fez uma reflexão sobre as formas que são construídas as discriminações, preconceitos e estereótipos questionando como podemos enfrentar essas violências, enquanto Rodrigo Faria trouxe relatos de sua experiência profissional enquanto Assistente Social no Hospital Governador Celso Ramos, onde é coordenador do Serviço de Ouvidoria e membro do Colegiado Estadual do Grupo de Humanização e Educação Permanente. A primeira mesa foi mediada pela conselheira do CRESS/SC Simone Cristina Dalbello da Silva.

2ª Mesa (19/10): Diversidade Sexual no Âmbito do Exercício Profissional, que contou com as falas de Mirê Chagas e Nizar Amin Shihadeh. Mirê Chagas e Nizar Amin abordaram as transvivências das pessoas trans com o objetivo de pensar as políticas de saúde para a comunidade e principalmente debater sobre o respeito necessário para com a comunidade LGBTQIAP+ e a importância do reconhecimento do nome social e da retificação de nome. A mediação foi realizada por Cheyenne Vieira Marques, conselheira do CRESS/SC.

1ª Mesa (20/10): Subsídios Para o Debate Sobre a Questão Racial, que contou com a fala da Assistente Social Profa. Dra. Roseli Rocha. A professora Roseli ressaltou a importância de sermos antirracistas e trouxe reflexões para que as/os participantes pudessem se instrumentalizar na luta cotidiana em seus espaços sócio ocupacionais contra os preconceitos e discriminações, sobretudo contra o racismo. A mediação foi realizada pelo conselheiro do CRESS/SC, Eduardo de Oliveira Garcia.

2ª Mesa (20/11): Ações e Formações Antirracistas para o Serviço Social, tendo como palestrante Jersey Simon da Silva Ferreira e Patrícia Maria da Silva.  O palestrante Jersey Simon da Silva Ferreira abordou estratégias e reflexões sobre a comunicação antirracista e Patrícia da Silva compartilhou a experiência do CRESS/SP na implementação do Comitê Antirracista, subsidiando e impulsionando assim o momento seguinte, no qual a gestão do CRESS/SC anunciou a criação do mesmo Comitê no Estado, tendo em vista ser esta uma deliberação do conjunto CFESS/CRESS e considerando a necessidade de ser pauta permanente com ações e debates contínuos.  A mediação da 2ª mesa do dia 20 foi realizada pela conselheira do CRESS/SC Maria Aparecida de Souza Reis.

O segundo dia do evento também contou com uma apresentação cultural. A contadora de histórias Fabrícia Carla Brito Santana fez duas intervenções entre as mesas de debates.

Após cada mesa foram realizados debates com profissionais e estudantes presentes no evento.

Assista o vídeo realizado pelo CRESS durante o evento clicando no player abaixo:

Ao final do segundo dia de evento foi realizada a criação do Comitê de Enfrentamento ao Racismo do CRESS/SC.

A filmagem na íntegra, com interpretação em LIBRAS, pode ser acessada nos players abaixo:

Dia 19/10/2022

Dia 20/10/2022

Este projeto prevê três momentos: o primeiro, realizado em setembro (29/09 clique aqui e saiba mais) com o tema central a População em Situação de Rua; o segundo momento foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro, tendo com tema central o Combate aos Preconceito; e o terceiro momento, que terá como tema central os Subsídios para o Debate Sobre a Questão Étnico-racial na Formação em Serviço Social (a ser realizado na cidade de Blumenau/SC em data ainda a ser confirmada).

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região
Texto e fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Eventos, Notícias.