I Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: População em Situação de Rua

Foi realizado no dia 29 de setembro o I Ciclo de Debates Serviço Social e Direitos Humanos no Exercício Profissional: População em Situação de Rua. A atividade organizada pelo CRESS 12ª Região contou com cerca de 90 participantes durante as duas mesas de debates realizadas no período da manhã e da tarde.

O evento realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis/SC, teve em sua programação matutina a Mesa Serviço Social e Direitos Humanos: Um Debate Sobre a População em Situação de Rua, do Dr. Helder Boska de Moraes Sarmento, Professor do Departamento de Serviço Social da UFSC, e Dra. Ciberen Quadros Ouriques, Assistente Social da Prefeitura de Osório/RS. A mediação foi realizada por Viviana Wachtel Seleme, Conselheira presidente do CRESS/SC.

No período vespertino foi realizada a mesa Serviço Social e Direitos Humanos: Um Debate Sobre a População em Situação de Rua na Perspectiva das Políticas Sociais, contando com as falas de Aline Silva Salles – Movimento Estadual da População em Situação de Rua, Bruna Ramos Córdova – Assistente Social da Prefeitura de Itajaí/SC, Esp. Cheyenne Vieira Marques – Painel Pesquisas, Ma. Nalá Ayalén Sánchez Caravaca – Assistente Social do Instituto Arco-Íris e Esp. Pedro Moraes Tolentino Leite – Psicólogo da Prefeitura de Biguaçu/SC. A mediação oi realizada por Elisônia Carin Renk – Conselheira do CRESS/SC.

Após cada mesa foi realizado um profícuo debate entre participantes e palestrantes. O I Ciclo de Debates garantiu a interpretação em LIBRAS, e as falas das/os palestrantes foram gravadas e serão disponibilizadas no canal do CRESS no YouTube.

Este é um projeto que prevê três momentos: o realizado dia 29/09 com o tema central a população em situação de rua; o segundo momento que acontecerá no mês de outubro (19 e 20), tendo com tema central o preconceito; e o terceiro momento que terá como tema central os subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em Serviço Social.

O I Ciclo de Debates teve a participação de representantes do CRESS/SC, Assistentes Sociais, estudantes de Serviço Social e representantes do Movimento Estadual da População em Situação de Rua.

Os Ciclos de Debates visam à ampliação do debate ético, compreendendo-o no âmbito da atividade profissional, política, social e de defesa dos direitos humanos numa perspectiva crítica.

Assista um vídeo feito durante o evento clicando na imagem abaixo:

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região
Texto, fotos e vídeos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação – CRESS/SC

Posted in Notícias.