No dia 15 de agosto o CRESS SC, em parceria com a UFSC, realizou o Seminário Estadual Feminismos e Diversidades Trans: O Serviço Social no Enfrentamento à Transfobia e ao Conservadorismo. O evento marcou o lançamento oficial do Comitê Estadual de Assistentes Sociais no Combate às LGBTQIAPN+fobias do CRESS SC.
O evento realizado no auditório do EFI-UFSC contou com apresentação cultural, mesa de abertura e mesa principal no período da manhã e cinco oficinas simultâneas no período da tarde.
A mesa principal teve como tema “Serviço Social, Feminismos e Identidades Trans – um debate necessário” e contou com as falas de Emilly Marques, Mayara Saraiva e Mirê Chagas.
Mesa “Serviço Social, Feminismos e Identidades Trans – um debate necessário”
A mesa de abertura contou com representantes do CFESS, CRESS, ABEPPS, ENESSO, UFSC, Coletivo Trans de Serviço Social Demetrio Campos.
Mesa de abertura
As oficinas simultâneas abordaram vários temas, conforme segue:
O evento é fruto de deliberação da categoria durante o 50º Encontro Nacional CFESS CRESS. O Seminário Estadual promovido pelo CRESS SC antecedeu o Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans, realizado em Belo Horizonte (03 e 04/09/24). O seminário teve como foco discutir o trabalho profissional com a população LGBTQIAPN+, o que significa compromisso ético contra toda forma de opressão e discriminação, com ênfase no trabalho profissional, no fortalecimento das políticas sociais e no enfrentamento dos preconceitos.
Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região
Comitê Estadual de Assistentes Sociais no Combate às LGBTQIAPN+fobias