Dos dias 6 a 9 de novembro ocorreu o 13º Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS), com o tema “Movimento Nacional de Residências em Saúde: estratégias de resistência na defesa da formação profissional do SUS”, no formato híbrido, presencialmente realizado na cidade de Fortaleza (CE).
Durante o encontro foram debatidos diversos temas importantes que perpassam o cotidiano da residência, tais como o caráter formativo e de qualificação do SUS, participação social e intersetorialidade, o binômio estudante-trabalhadora/or. Além das discussões históricas em relação a carga horária de 60h, com proposição de sua redução, a indefinição de carga horária teórica-prática que é a realidade de muitas residências do País.
Apesar do reconhecimento da residência enquanto estratégia de defesa e formação do SUS ser consenso entre as/os atores envolvidas/os (residentes, tutoras/es, preceptoras/es e coordenação) e também sociedade civil, existem muitos desafios para que se efetive como tal.
Diante disso, as Assistentes Sociais residentes participaram da reunião da Comissão de Seguridade Social do CRESS 12ª região para dialogar sobre o ENRS, refletindo sobre os desafios e potencialidades que possuem os programas de residência multiprofissional, atualmente, no contexto do SUS.
O diálogo em espaços políticos organizativos como CRESS contribuem para o fortalecimento e construção de estratégias na defesa e fortalecimento da residência multiprofissional em saúde enquanto espaço de formação.
Além disso, a partir do 13º ENRS, o Coletivo Catarinense de Residentes em Saúde também realizará uma plenária, no dia 30/11, às 19h, via Google Meet.
Assistentes Sociais residentes de Santa Catarina, participem! Link: https://meet.google.com/kim-zhxr-bwb
Grupo do WhatsApp do Coletivo Catarinense de Residentes: https://chat.whatsapp.com/G4ZN0otLpNo8IJUuTfTNoz
Comissão de Comunicação