Evento alusivo ao dia da Consciência Negra é realizado pelo CRESS SC

Tales Fornazier e Joyce Santos

No dia 23 de novembro de 2023, o CRESS SC, em parceria com o Departamento de Serviço Social, com o Programação de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou o evento alusivo ao Dia da Consciência Negra. O tema do encontro foi “CONSCIÊNCIA NEGRA, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO POVO PRETO”, e a palestra foi ministrada por Tales Fornazier, Assistente Social, professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – campus Mucuri, conselheiro do CFESS na gestão “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade” (2023-2026), autor do livro “Serviço Social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo”.

A mesa foi mediada por Joyce Santos, integrante do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS 12ª Região, graduanda em Serviço Social pela UFSC e integrante do Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida.

Tales Fornazier, em sua fala, ressaltou que a luta antirracista não deve se reduzir ao dia 20 de novembro, mas não significa que o dia da Consciência Negra não tenha importância política, até como forma de dar visibilidade as causas e lutas concretas e imediatas que também são essenciais. “No cotidiano dos espaços de formação profissional, no trabalho profissional, a gente sabe o desafio que é, de fato, construir ações concretas de enfrentamento ao racismo. Será que a gente está reproduzindo uma adesão formal ao antirracismo?” Questiona Tales Fornazier.

Aline Silva Salles, Chaiane Silva e Latoya de Oliveira Costa

O evento promovido pelo CRESS 12ª Região, foi uma articulação do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC, coordenado pela conselheira Latoya de Oliveira Costa, que compôs a mesa de abertura ao lado de Chaiane Silva, representando o Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida e Coletivo Negro Minervino de Oliveira, e Aline Silva Salles, representante do Coletivo Voz das Manas.

“Ser Assistente Social é lutar contra todas as formas de opressão do sistema!” Afirma Latoya de Oliveira Costa. Ela analisa, enquanto coordenadora do Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC, que “este evento trouxe a memória da força e da potência do povo Preto, sem esquecer o papel do Serviço Social na luta antirracista, perpassando pela reflexão da necessária e urgente efetivação do acesso aos direitos da população preta, que muitas vezes não possuem o mínimo para viver com dignidade”.

O evento contou com um momento cultural repleto de homenagens e valorização da cultura negra.

Ao chegar no auditório do Centro Socioeconômico da UFSC, as/os participantes foram recebidas/os com um varal homenageando Assistentes Sociais negras que atuam em ações antirracistas no exercício profissional. Um pouco da história de cada uma/um foi impressa e exposta para quem esteve presente. O arquivo com as artes do varal pode ser acessada clicando no link a seguir: varal histórico clique aqui.

Grupo Olákùndé Makinde

O grupo Olákùndé Makinde fez a abertura do evento trazendo uma proposta artístico-musical baseada nas trajetórias dos seus integrantes, que trazem em suas essências ancestrais os terreiros das nações de batuque, a capoeira e a musicalidade negra sul-rio-grandense e brasileira. A apresentação fortaleceu a cultura afro e envolveu todas as pessoas presentes que entraram no clima de acolhimento cantarolando cantigas da cultura negra brasileira.

Poeta Liza

Finalizando a atividade a poeta Liza, que é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há 6 anos, emocionou as pessoas presentes com uma fala forte e potente em forma de poesia intercalando com canto. Foi uma apresentação na qual a artista trouxe reflexões poéticas sobre a violenta realidade que o povo negro sofre no seu cotidiano.

O evento também contou com um coffee break com alimentação afro artesanal na qual os alimentos trouxeram um resgate ancestral da culinária. O momento deu protagonismo aos alimentos vegetais, grãos e especiarias, ingredientes de origem africana, e pouco uso de refinados, glúten e laticínios trazendo uma alimentação saudável sob uma afro perspectiva.

O Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS SC agradece a todas as pessoas presentes na atividade e ao apoio do Departamento de Serviço Social e o Programação de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina que acolheram a proposta de diálogo e reflexões a cerca do tema.

O Comitê aproveita para convidar todas as pessoas para participarem de seus encontros mensais, realizado de forma híbrida, presencial no auditório do CRESS SC e on-line por meio da plataforma Google Meet. Acesse o site www.cress-sc.org.br/enfrentamentoaoracismo e participe!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – CRESS 12ª Região
Texto e fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias, Racismo.