“Quem se beneficia com o racismo?
Diante a reflexão sobre racismo, uma coisa é certa: praticá-lo e/ou omitir-se diante dele, não coaduna com o projeto ético político das e dos Assistentes Sociais.
Nossa atuação profissional deve contribuir para romper com padrões que mantém e reproduzem relações baseadas no racismo, preconceito e tantas outras formas de manter a classe trabalhadora, principalmente as mulheres, periféricas e negras, a esse sistema opressor e ceifador de direitos.”
Sabrina Fabíola Nobre
Assistente Social, conselheira do CRESS 12ª Região.
A terceira edição da campanha CRESS Debate traz como tema principal à questão Étnico-racial. O principal objetivo desta campanha é dialogar sobre temas que perpassam nosso cotidiano profissional.
Esta edição visa dialogar com a categoria sobre questões estruturais relacionadas ao racismo, as quais possuem relação direta com o trabalho e a formação profissional de Assistentes Sociais.
O combate a eliminação de todas as formas de preconceito é um compromisso estabelecido nos princípios fundamentais do Código de Ética da profissão, por isso ao dar centralidade a este diálogo, queremos incentivar Assistentes Sociais a elaborar reflexões críticas acerca do tema, encaminhando o material para o CRESS para a participação da campanha. Além disso, desejamos incentivar à promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo presentes nesta sociabilidade.
Participe da campanha enviando uma frase, nome completo, sua área de atuação e uma foto para comunicacao@cress-sc.org.br. Serão escolhidas frases que estejam em consonância com o projeto ético-político defendido pela profissão.
Participe!
Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região