Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação realiza reunião nesta segunda-feira

No dia de hoje, 14 de agosto de 2023, reuniu-se na Sede do Conselho Regional de Serviço Social – 12ª Região o Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação, que foi constituído para dialogar sobre o acompanhamento da implementação da Lei Federal nº 13.935/2019, que prevê nas redes públicas de Educação Básica serviços de Psicologia e do Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pela Política de Educação.

Estavam presentes na sede do CRESS a Assistente Social trabalhadora do Conselho Flávia de Brito Souza e o trabalhador, assessor de comunicação, Cassiano Ferraz. De forma remota as Conselheiras do CRESS Assistentes Sociais Elisônia Renk e Simone Cristina Dalbello da Silva e Assistentes Sociais de base.

A coordenadora da Comissão Temática Seguridade Social, Elisônia Renk,  deu início ao encontro salientando a importância da reunião para dialogar e encaminhar questões relacionadas a Lei Federal nº 13.935/2019. Conforme pauta da reunião, em um primeiro momento, a profissional Sandra Alves realizou uma fala apresentando para o grupo sua atuação profissional na Política de Educação do município de Joinville. Sandra apresentou a importância das articulações em rede, da participação nos conselhos de direitos e principalmente a necessidade de escutas qualificadas. No segundo momento a Professora Dra. Carla Bressan (Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina) apresentou a trajetória do grupo de pesquisa da UFSC que ela coordena voltado ao estudo da infrequência escolar. Abordou a aproximação do grupo com o Programa de Combate à Evasão Escolar – APOIA, destacou a importância do debate da infrequência para o Serviço Social. Destacou os motivos da infrequência que foram sendo analisados no decorrer da pesquisa e salientou que a atuação profissional do Serviço Social na Educação se dá a partir de dois pilares: do acesso e da permanência. Após as falas, as demais pessoas presentes realizaram intervenções.

Por fim, considerando a dinâmica das reuniões, a Assistente Social Ana Paula Medeiros, que atua na Prefeitura de Biguaçu, se colocou à disposição para apresentar sua intervenção profissional no encontro do mês de setembro.

Posted in Notícias, Serviço Social na Educação.