I Seminário Estadual de Psicologia e Serviço Social na Educação é realizado em Santa Catarina

Nos dias 19 e 20 de junho foi realizado o I Seminário Estadual de Psicologia e Serviço Social na Educação no Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI-UFSC).

O I Seminário foi promovido pelo Grupo de Trabalho Estadual do Serviço Social e Psicologia na Educação, que envolve o Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região (CRP 12), o Sindicato das/os Psicólogas/os de Santa Catarina (SinPsi SC), O Laboratório de Psicologia Educacional e Escolar (LAPEE) e o Observatório Psicologia e Serviço Social nas Escolas, e contou com o apoio da UFSC e IELUSC. Cerca de 150 profissionais, entre Assistentes Sociais e Psicólogas/os, participaram do evento que pode ser acessado no canal do CRESS no YouTube (www.youtube.com/cress12regiao).

O seminário contou com as seguintes mesas de debate

Conferência de Abertura (foto acima) – A Concepção de Educação como política pública de proteção social, tendo como convidado o Prof. Dr. Wagner Roberto do Amaral (ABEPSS), a Profª Dra. Ângela Fátima Soligo (ABEP) e a Dep. Est. Luciana Carminatti – Presidente da  Comissão Educação  da Assembleia Legislativa de SAnta Catarina. A coordenação da mesa foi realizada por Vânia Machado, representante do CRP.

Vânia Machado avaliou que “o evento foi muito positivo para as entidades do GT e para as duas categorias profissionais, Psicólogas/os e Assistentes Sociais que tiveram oportunidade de trocar e obter muitas informações sobre nossa atuação no campo da educação”.

1º Mesa – O Desafio da implementação da Lei 13.935/2019 no estado de Santa Catarina na perspectiva das entidades representativas. A mesa contou com as palestras de Dra. Ângela Fátima Soligo, Assistente Social Dr. Wagner Amaral, Evandro Acadrolli (SINTE/SC), Dr. Eder Cristiano Viana (MP/SC-CIJE), Beatris Clair Andrade, (SEED/SC – Gerente Modalidades e Diversidades Curriculares). A conselheira do CRESS Elisônia Renk realizou uma apresentação sobre o GT Serviço Social na Educação. A coordenação da mesa foi realizada pela psicóloga Mariana Schulze.

2ª Mesa – O Diálogo com as/os profissionais da Equipe Multiprofissionais da Educação. As falas foram realizadas por Dra. Ângela Fátima Soligo, Representantes da Coord. Nacional CFP/ABEP e Dr. Wagner Amaral (ABEPSS), Elisônia Renk – Repres. do GT Estadual, Mariana Schulze (Observatório) Vânia Machado (SinPsi-SC), tendo coordenação de Nathalia Maria S. Rocha

Para a conselheira do CRESS SC  Elisônia Renk “o I Seminário Estadual de Psicologia e Serviço Social na Educação foi o primeiro organizado pelo GT Estadual Psicologia e Serviço Social na Educação e constitui-se num espaço de capacitação continuada, trocas de experiências, subsidiado por expert no tema da educação”. “Temos certeza que foi espaço ímpar e de articulação do GT.” Afirmou Elisônia Renk.

O segundo dia do evento contou com a 3ª Mesa, sendo uma Roda de Conversa com o tema “O trabalho da Equipe multiprofissional na rede de educação básica: Relatos de experiências”. As falas foram realizadas pela equipe da SEED/Reg. Grande Florianópolis Assistente Social Sabrina Ap. Silva e Psicóloga Tielly Rosado Maders e pela equipe da da Secretaria Municipal de Educação de Concórdia, Psicólogas Rozana Orsolin e Dóris Marcon e Assistente Social Simone Dalbello. A coordenação foi realizada por Juliana Silva Lopes – LAPEE/UFSC.

O evento foi filmado, com interpretação em LIBRAS, e pode ser acessado clicando aqui.

Acompanhe as ações do GT Estadual do Serviço Social e Psicologia na Educação no site do CRESS SC (www.cress-sc.org.br) e em nossas redes sociais (www.instagram.com/cress.sc e www.facebook.com/cress.sc).

Posted in Notícias, Serviço Social na Educação.