Dia da/o Assistente Social e Posse da Gestão 2023-2026

Foi realizado na data de ontem (15/05/2023) o evento alusivo ao dia da/o Assistente Social e a Posse da Gestão 2023-2026 “Coragem na Luta, Ética no Olhar: Esperançar e não Recuar”.

Beatriz Augusto de Paiva e Maria Aparecida de Souza Reis

A mesa de abertura contou com a fala da Professora Dra. Beatriz Augusto de Paiva, que dialogou sobre o tema “Serviço Social, uma profissão necessária”, contextualizando a elaboração e a importância do Código de Ética profissional da/o Assistente Social na perspectiva legal, e não somente, atrelada ao projeto ético-político profissional. Beatriz Paiva também observou a necessidade da categoria profissional ter uma postura crítica e a necessidade de uma formação continuada para romper com ações moralistas e conservadoras. A mediação foi realizada por Maria Aparecida de Souza Reis, conselheira do CRESS 12ª Região.

O evento realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina contou com  103 participantes, entre Assistentes Sociais, estudantes de Serviço Social e convidadas/os das seguintes instituições: ABEPSS, Curso de Graduação em Serviço Social da UFSC, Conselho Regional de Psicologia, Athayde Advogados, MCA Assessoria Contábil, Pós-graduação em Serviço Social da UFSC.

Também registramos a presença das ex-presidente do CRESS 12ª Região, Miriam Martins Vieira da Rosa, Magali Régis Franz e Marília Celina Felício Fragoso, e das ex-conselheiras da gestão 2020-2023 Débora Ruviaro e Viviana Wachtel Seleme.

Posse da Gestão 2023-2026

O segundo momento foi marcado pela cerimônia de posse da gestão “Coragem na Luta, Ética no Olhar: Esperançar e não Recuar”, que assume a gestão do conselho no triênio 2023/2026.

Mesa de Posse da Gestão 2023-2026

A mesa de posse contou com Claudia Mara Fronza da Silva, representante da gestão 2020-2023 “Coragem e Democracia: a Certeza na Frente, a História na Mão”; Eduardo de Oliveira Garcia, representante da ABEPSS Região Sul I; Maria Júlia Muniz Machado e Ângela de Moraes Maciel, representantes da ENESSO; Mirê Chagas e Chaiane Silva, representantes do “Coletivo Negro de Serviço Social Magali da Silva Almeida”; e Cheyenne Vieira Marques, presidente eleita para compor a nova gestão do CRESS 12ª Região.

Para Claudia Fronza, a “gestão Coragem e Democracia: a Certeza na Frente, a História na Mão conclui o seu ciclo com respeito e reconhecimento às gestões antecedentes e parabeniza a nova gestão do CRESS SC Coragem na Luta, Ética no Olhar: Esperançar e Não Recuar, desejando sucesso na trajetória, conquistas nas lutas e felicidades nesta caminhada que é coletiva”.

Gestão Coragem na Luta, Ética no Olhar: Esperançar e Não Recuar

“A solenidade de ontem teve um misto de sentimentos, reunindo colegas Assistente Sociais para juntas refletirmos sobre o Serviço Social como profissão necessária ao Brasil. Fazer parte de uma gestão que se encerra e dar início a outra, nos remete a uma dupla responsabilidade. Um novo grupo transbordando anseios tão necessários a defesa da profissão e a gestão democrática da entidade.” Afirmou Cheyenne Vieira Marques, presidente reeleita.

Acesse as fotos do evento clicando aqui: www.cress-sc.org.br/posse2023-2026

Fotos e texto: Cassiano Ferraz