Conselheira do CRESS/SC participa da II Conferência Nacional Popular de Educação, realizada em Natal/RN

Entre os dias 15 e 17 de junho, foi realizada a II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) na cidade de NATAL/RN. O CRESS/SC esteve representado pela conselheira Maria Aparecida de Souza Reis. A Conferência, que contou com cerca de 1800 participantes (delegadas/os, convidadas/os e ouvintes), foi realizada após inúmeros diálogos coletivos nas mais diversas instâncias.

Organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), a II Conape tem como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. Entre os temas discutidos na CONAPE de 2022 está a educação pública, popular e gratuita e uma profunda reflexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação o país precisa.

Representantes do Conselho Federal de Serviço Social, Conselhos Regionais de Serviço Social, Conselho Federal de Psicologia (CFPSI), Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) estiveram presentes com o objetivo de realizar uma ação política e aprovar as indicações das conferências. Os Conselhos de Serviço Social e de Psicologia buscaram contribuir na disseminação da atuação destes profissionais na educação. Foram distribuídos cartazes, folders, livros e informativos sobre atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos neste novo espaço de trabalho.

A conselheira do CRESS, Maria Aparecida, afirma que “somos profissionais da educação e ocupar estes espaços nos dá mais certeza que temos muito a contribuir”. A conselheira representante do CRESS/SC relata que no espaço da referida Conferência ocorreram diálogos sobre o financiamento da política de educação, sobre a lei 13935/2019 e sobre a atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos na educação. “Fomos muito bem recebidos, afinal, todas/os que estavam presentes têm um objetivo em comum: um mundo melhor para viver. Nossa luta é pela educação pública, inclusiva, laica e de qualidade. Saímos deste evento com muita alegria e certos que o Serviço Social tem muito a contribuir na política de educação, em especial neste momento de desmonte das políticas públicas de forma geral.” Concluiu Maria Aparecida de Souza Reis, conselheira do CRESS/SC.

A II Conape contou com uma Comissão de Sistematização e Metodologia que recebeu e tratou quase 3 mil contribuições para o documento Final da Conferência e a Carta de Natal. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte designou uma Comissão Local que se subdivide em três subcomissões: Infraestrutura do Centro de Convenções; Organização da Marcha e Ato Político Cultural; e Credenciamento e Orientação Local e Subcomissão de Comunicação e Atividades Artístico-Culturais. As subcomissões encaminharam todas as dimensões para a realização da etapa nacional, em Natal (RN), em articulação com o FNPE.

Foram mais de 360 trabalhos inscritos, de todo o país, nas sessões de comunicação oral da conferência, sendo 260 aprovados para apresentação na Etapa Nacional. Foram apresentados 159 de forma presencialmente, e 101 de forma virtual. São trabalhos que dialogam com os eixos e temáticas da conferência.

Sobre a Conape

A Conape foi realizada pela primeira vez em 2018 por iniciativa do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) para contribuir de forma popular para o debate nacional da educação já que o governo da época desconstruiu o calendário da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2018 e desfigurou o Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela lei do Plano Nacional de Educação (lei 13.005/2014).

A primeira edição da Conape ocorreu em Belo Horizonte (MG), de 24 a 26 de maio de 2018.

Leia a CARTA DE NATAL – CONAPE DA ESPERANÇA (2022) clicando aqui.

Fonte: https://fnpe.com.br/

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região
Texto: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação – CRESS/SC

Posted in Notícias, Serviço Social na Educação.