Roda de Conversa “O Exercício Profissional da/o Assistente Social na Saúde”

#Descrição da Imagem: Cartaz com imagem de rua, prédios, uma grande seringa, um frasco de remédio com a tarja COVID 19 e pessoas usando máscara e protestando com cartazes com os dizeres: Em defesa do SUS e do SUAS, Renda básica já; Vacina, pão, vacina e educação! ; Vacina e auxílio emergencial são direitos!; Auxílio Emergencial de R$ 600; Direito à vida e à proteção Social, Previdência social!; A gente quer vacina para todo mundo! Texto no topo: Roda de Conversa O Exercício Profissional da/o Assistente Social na Saúde. Mediação: Professora Tânia Regina Krüger. Público Alvo: Assistente Sociais que atuam na saúde. Dia 05/07 – Região Oeste (Chapecó, Vale do Rio do Peixe, Caçador, Extremo Oeste – São Miguel do Oeste); Dia 19/07 - Sul – Laguna, Criciúma, Planalto Catarinense – Lages; Dia 02/08 - Grande Florianópolis – São José; Dia 16/08 - Médio, Alto e Vale do Itajaí – Blumenau e Brusque, Rio do Sul; Dia 30/08 - Norte e Vale do Itapocu – Joinville, Planalto Norte – Mafra. Horário: 19 horas. Local: meet.google.com/ofg-ddnm-djn. Logomarcas do CRESS/SC, NUCRESS/SC, DSS/UFSC, NESSOP e Aqui Somos SUS.

O CRESS 12ª Região convida a categoria profissional de Santa Catarina para participar da Roda de Conversa “O Exercício Profissional da/o Assistente Social na Saúde”.

A atividade é uma articulação entre CRESS/SC, NUCRESS e o Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina por meio do NESSOP (Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular).

A mediação será realizada pela Professora Dra. Tânia Regina Krüger.

Público Alvo: Assistente Sociais que atuam na saúde.

Programação:

Dia 05/07 – Região Oeste (Chapecó, Vale do Rio do Peixe, Caçador, Extremo Oeste – São   Miguel do Oeste)
Dia 19/07 – Sul – Laguna, Criciúma, Planalto Catarinense – Lages
Dia 02/08 – Grande Florianópolis – São José
Dia 16/08 – Médio, Alto e Vale do Itajaí – Blumenau e Brusque, Rio do Sul
Dia 30/08 – Norte e Vale do Itapocu – Joinville, Planalto Norte – Mafra

Horário: 19 horas.

Os eventos serão realizados por meio virtual. Link para acesso: meet.google.com/ofg-ddnm-djn.

Objetivos:

1. Realizar Roda de Conversa interativa com Assistentes Sociais de Santa Catarina sobre o exercício profissional da/o Assistente Social no SUS;
  2. Identificar determinações e desencadear reflexões sobre o exercício profissional da/o Assistente Social na saúde considerando a natureza das demandas e as condições sócio institucionais de respostas/atendimento;
  3. Compreender as condições do exercício profissional da/o Assistente Social no SUS diante da conjuntura de crise sanitária da pandemia da covid-19;
  4. Possibilitar a socialização, troca de experiências e identificação de estratégias coletivas de ações;
  5. Identificar necessidades de conteúdo e temas de educação continuada em relação ao exercício profissional e ao SUS.

Metodologia e dinâmica da Roda de Conversa interativa:

• Roda de conversa online com Assistente Sociais da saúde por NUCRES de macros regiões de Santa Catarina.
  • Apresentação do objetivo da atividade no início de cada Roda de Conversa.
  • Apresentação da equipe de coordenação e das/os participantes.
  • Apresentação de 15 min sobre o serviço social na saúde (histórico, contexto, caracterizarias das demandas, entre outros).

Questões norteadora da Roda de conversa interativa:

1. Atuação da/o Assistente Social na saúde na crise sanitária;
  2. Identificação das demandas por eixo de atuação conforme os Parâmetros para atuação da/ Assistente Social na saúde: a) atendimento direto às/aos usuárias/os; b) mobilização, participação e controle social; c) investigação, planejamento e gestão; d) assessoria, qualificação e formação profissional.
  3. Demandas do SUAS, da previdência, da educação, violência, trabalho, transporte que chegam ao serviço social na saúde.
  4. A participação da/o Assistente Social da saúde no conselho de saúde, nos conselhos de políticas públicas e na organização das Conferências.
  5. A participação da/o Assistente Social da saúde na elaboração do Plano Municipal Quadrienal de Saúde e nos planos de contingência da pandemia e outras calamidades públicas.
  6. A articulação com as entidades da sociedade civil, grupos de voluntários, ações de solidariedade, entre outros.

Outras atividades: as formas de registros, sistematização, a supervisão de estágio, as leituras e formação continuada.

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região

Posted in Eventos, Notícias.