7º Encontro Estadual dos NUCRESS de Santa Catarina

Assistentes Sociais integrantes das coordenações dos NUCRESS de Santa Catarina reuniram-se, virtualmente, com a gestão do CRESS 12ª Região no dia 08 de abril de 2021. A abertura do encontro foi conduzida pela Conselheira Presidente Viviana Wachtel Seleme Uba que ressaltou a importância do 7º Encontro Estadual dos NUCRESS/SC no que diz respeito ao fortalecimento da relação entre conselho profissional e Assistentes Sociais.

A assessora técnica, Kátia Madeira, informou sobre o processo eleitoral do NUCRESS, previsto na resolução 007/2018 e nas Diretrizes Nacionais Acerca da Interiorização das Ações Políticas dos CRESS. No debate foi enfatizado que a participação nos Núcleos expressa as formas de fortalecer e assegurar a unidade das ações políticas do CRESS, por meio da interiorização, e consolida a gestão democrática das entidades. A eleição está prevista para o mês de maio de 2021 e elegerá o colegiado para o próximo triênio.

Alguns temas de relevância para a categoria foram explanados pelo Agente Fiscal Cleverton Cidiclei Maciel, que apresentou o atendimento de diversas demandas provenientes de Assistentes Sociais e seus espaços de trabalho, como a jornada de 30 horas semanais e o piso salarial. Também evidenciou os limites normativos que possibilitam a atuação do CRESS junto aos espaços de trabalhos e seus empregadores, considerando que o Conselho é Autarquia Pública Federal responsável por fiscalizar e disciplinar o “exercício profissional” de Assistentes Sociais, o difere da atuação diretamente sobre as políticas públicas e as relações trabalhistas.

Na sequência a Coordenadora da Comissão de inscrição Cheyenne Vieira Marques abordou sobre o registro profissional no período de pandemia, informou sobre a adequação da forma de recebimento dos documentos, instituído pelo Ofício CFESS 44/2020 em decorrência do teletrabalho, os documentos, excepcionalmente estão sendo recebidos exclusivamente via e-mail e devem ser encaminhados para registro@cress-sc.org.br. A respeito do DIP, registrou a preocupação da gestão com os encaminhamentos dos documentos para as/os profissionais, onde estão sendo pensadas estratégias para atendimento desta demanda, informou, também, sobre a disponibilização da Certidão de Registro no site do CRESS.

Dando prosseguimento a programação, o coordenador administrativo Daniel Colombo debateu questões relacionadas a estrutura e a organização do setor administrativo; as ferramentas, sistemas e canais de comunicação utilizados para o desenvolvimento das funções em teletrabalho; o volume e as principais demandas recebidas em cada canal de comunicação; as dificuldades e os desafios enfrentados pelas/os trabalhadoras/es no desempenho de suas atividades em home office e as limitações legais para operacionalização de demandas e atividades desenvolvidas pelo CRESS enquanto autarquia federal, em obediência aos princípios da administração e contabilidade públicas.

Para a Conselheira Presidente Viviana Selene Uba, “a realização do 7º encontro NUCRESS/CRESS, representou o estreitamento da relação entre trabalhadoras/es, gestão do CRESS e coordenações de NUCRESS. Os assuntos tratados, que envolveram desde questões administrativas, técnicas e de funcionamento do CRESS no período de pandemia passando pela eleição das coordenações dos NUCRESS vieram carregados de diálogo e com a intencionalidade de aproximação, tão necessários para que a categoria profissional aperte cada vez mais as mãos no sentido de fortalecimento e qualificação de argumentos no enfrentamento aos inúmeros desafios que vem se colocando na atual conjuntura.”

A conselheira do CRESS 12ª Região Debora Ruviaro, que participou do evento, afirma que: “Encontros entre CRESS e NUCRESS são de fundamental importância para estreitar os laços, conhecer as diferentes realidades dentro do estado de Santa Catarina e também construir alternativas conjuntas para os desafios apontados. Nesse 7º Encontro, em especial, discutimos sobre as eleições das coordenações dos NUCRESS que ocorrerão no próximo mês de maio. Alguns Núcleos apresentaram dificuldades na composição de novas gestões. Reafirmamos, contudo, que o momento não é de fragmentação, mas sim de fortalecimento coletivo e de amadurecimento político no interior da categoria para enfrentamento das tribulações diárias que se colocam no cotidiano profissional”.

Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região