Plenárias Consultivas on-line encerram com os eixos Formação Profissional e Comunicação

Nesta sexta-feira (07/08/2020) foi realizada a última reunião dos cinco encontros programados para essa semana (03 a 07).

Os eixos Formação Profissional e Comunicação foram abordados na noite de hoje, encerrando as Plenárias Consultivas de Santa Catarina. As Conselheiras Débora Ruviaro, Cleide Gessele e Simone Dalbello coordenaram a atividade desta sexta-feira.

Foram sete eixos deliberados no decorrer da semana; Administrativo/Financeiro, Ética e Direitos Humanos, Orientação e Fiscalização Profissional, Seguridade Social, Relações Internacionais, Formação Profissional e Comunicação. Todos os encontros contaram com tradução em LIBRAS realizada pelos intérpretes Jefferson Lucinda, Marcos Luchi e Melissa Alves.

Essa etapa de plenárias estaduais estão ocorrendo em todos os estados do país, antecipando as Reuniões Regionais. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, por meio de seus representantes, voltam a dialogar sobre todas as propostas sugeridas nos três estados da região sul.

Posteriormente, o instrumental final, reunindo as propostas dos sete eixos deliberadas pela região sul, serão apresentados na Plenária Nacional, que ocorre entre 02 e 04 de outubro, com a participação de representação das direções dos CRESS e do CFESS e terá como objetivos:
1) Apreciação e debate das propostas advindas das etapas anteriores (Reuniões Descentralizadas e Consulta Pública);
2) Recomendação de propostas para o triênio 2020-2023 para deliberação do Conselho Pleno do CFESS.

Sobre as Plenárias Consultivas, Viviana Wachtel Seleme Uba, Conselheira Presidente do CRESS 12ª Região, declarou que: “A organização e realização das plenárias de caráter consultivo e deliberativo on-line constituíram um grande desafio para o coletivo “Coragem e Democracia: A Certeza na Frente, a História na Mão”, que assumiu a gestão em maio de 2020,  bem como para trabalhadores/as do CRESS/SC, diante do contexto da pandemia de COVID-19 que estamos vivenciando. Mesmo diante desses desafios minha avaliação é positiva no sentido de que foram proporcionados momentos de discussão e aprofundamento dos debates que permeiam o direcionamento ético-político do conjunto CFESS/CRESS, assim como momentos de acesso da categoria profissional aos aspectos relativos à questões administrativas e do funcionamento do CRESS enquanto autarquia. Nessa perspectiva  as plenárias atingiram seu objetivo, possibilitando o  debate e como espaço de reconhecimento do papel do Conselho Profissional”.

Flávia de Brito Souza Garcia, Assistente Social – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Avaliou que: “Diante da crise sanitária que assola o país se torna imperativo pensar em novos formatos de encontros da categoria profissional, considerando as particularidades e excepcionalidades do período. A proposta do CRESS/SC nos possibilitou dialogar sobre a profissão, interiorizando o debate, uma vez que colegas de todas as regiões do estado puderam se fazer presente. Foram debates profícuos que possibilitaram, a nós assistentes sociais de base, a pensar sobre planejamento da agenda do conjunto CFESS/CRESS que será debatido no encontro descentralizado da região sul. Certamente houveram limitadores, porém penso que a categoria ampliou o diálogo com as atividades remotas. Excelente iniciativa do CRESS/SC”.

O CRESS 12ª Região agradece a participação de todos/as profissionais que puderam participar das Plenárias Consultivas on-line de Santa Catarina.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região