Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Humanos – Mudança de Auditório! Inscrições esgotadas!

O Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina, com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o Seminário Estadual Serviço Social e Direitos Humanos.

 (Arte: Jennifer Patricio Candido)

O evento cumpre uma das deliberações do 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS (Brasília/DF – 07/2017), será realizado no Auditório da Reitoria I da UFSC no dia 26 de agosto deste ano.

A Mesa a ser realizada no período matutino terá como tema “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!” e irá debater a questão racial abordando as diversas expressões do racismo no Brasil, como a criminalização, o genocídio do povo negro, a condição das mulheres negras e sua auto-organização.

No período da tarde o evento realizará três oficinas simultâneas e os temas serão a LGBTfobia, os direitos das pessoas com deficiências e a população em situação de rua. Veja a programação completa abaixo:

Programação:

8h30 às 9h00 – Credenciamento e acolhida
9h00 às 9h15 – Abertura
9h15 às 12h00 – Mesa – Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!
Palestrante: A.S. Professora Dra. Josiane Soares Santos – Conselheira Presidente do CFESS – Gestão 2017/2020 – Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1996), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Serviço Social também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É professora associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe.  (Fonte: Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/8335263833143569).

Palestrante: A.S. Professora Dra. Magali da Silva Almeida – Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Doutorado Sanduíche Local CNPq pela Universidade Federal da Bahia (2011). Mestre em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998). Professora Adjunta do Colegiado de Ensino de Graduação em Serviço Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (2013 – em exercício) exercendo a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFBA (2018 – em exercício) (Fonte: Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/8133793716452449)

13h30 às 16h00 – Oficinas Paralelas
• LGBTfobia “O que o Serviço Social tem a ver com isso”? – Mediadora: Gabriela da Silva – Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Cofundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transgeneridades e Transexualidades – NETRANS e Mediador: Rodrigo Faria Pereira – Assistente Social, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC (PPGSS) e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Ralações de Gênero (NUSSERGE) da UFSC.

• Os Direitos das Pessoas com Deficiência e políticas de acessibilidade e Inclusão – Mediadora Assistente Social Tatiane Bevilaqua (UFSC) e participação do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (a confirmar)

• População em Situação de Rua: ações higienistas e de violência – Mediadora Professora PhD Rosana Sarmento.
16h00 às 17h00 – Apresentação do resultado das oficinas em Plenária
17h00 – Encerramento

INSCRIÇÕES GRATUITAS:

Estudantes (esgotado) Assistentes Sociais (esgotado)

Local: Auditório Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Vagas Limitadas!

Organização: Apoio:

Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12a Região