Moção de Repúdio

Ao genocídio da população negra

Nós, assistentes sociais presentes no 45º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado em Cuiabá-MT, vimos apresentar repúdio a toda violação cometida pelos agentes de coerção do Estado no extermínio e genocídio de crianças, adolescentes e jovens negros e negras do Brasil.

Objetivamos aqui a denúncia da violência do Estado contra a população negra, principalmente, contra a juventude negra, pobre e periférica. Entendemos como genocídio “qualquer ato cometido com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”, sendo este um dos principais temas dos movimentos sociais.

A Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio foi aprovada em dezembro de 1948.

Segundo dados do Mapa da Violência de 2013, a vitimização de jovens negros/as entre os anos de 2002 e 2011, sofreu um aumento de 240%, ou seja, de 71,6% para 237,4%.

Comprometidos/as com os valores e princípios éticos fundamentais da profissão, em busca de uma nova ordem societária que possamos seguir nossa atuação na defesa intransigente dos direitos humanos, reforçamos aqui o nosso repúdio aos atos praticados pelos agentes do Estado e reafirmamos a nossa posição sobre desmilitarização da polícia. “Não existe o fim do racismo sem o fim do capitalismo” (Malcom X).

Cuiabá/MT, 16 de outubro de 2016.

Aprovada na Plenária Final do 45º Encontro Nacional CFESS/ CRESS

Posted in Notícias.