Guia Mulheres com Deficiência: Garantia de Direitos para Exercício da Cidadania

No dia 02 de julho o CFESS publicou o CFESS Entrevista tendo como participante a Assistente Social de Santa Catarina Daiane Mantoanelli, assessora técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Blumenau (SC), conselheira nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e integrante do NUCRESS/Médio Vale do Itajaí.

Na série de entrevistas publicadas pelo CFESS sobre o trabalho da categoria na pandemia, o tema de julho foi as pessoas com deficiência e contou com a participação de outras duas profissionais. Leia a matéria completa AQUI.

Destacamos a publicização do guia “Mulheres com Deficiência: Garantia de Direitos para Exercício da Cidadania”.

Leia o trecho do CFESS Entrevista que fala sobre o guia:

Lançado em maio deste ano pelo Coletivo Feminista Hellen Keller, o guia “Mulheres com Deficiência: Garantia de Direitos para Exercício da Cidadania” vem se tornando uma grande referência para se entender e debater a temática, com o recorte de gênero necessário. E, sem dúvida, é material pra ser usado no cotidiano de assistentes sociais, principalmente profissionais que atuam no atendimento a pessoas com deficiência.

Descrição da imagem. Fundo laranja, sobre um piso branco, 10 mulheres. Uma mulher negra, com cabelos vermelhos presos. Ela tem o braço direito até a altura do cotovelo.Uma mulher branca de cabelos laranjas levanta os braços. Uma mulher branca de cabelos curtos e muleta. Uma mulher branca de cabelos lisos e longos. Uma mulher negra de cabelo black e megafone. Uma mulher negra de cabelos cacheados, sentada em sua cadeira de rodas. Uma mulher branca de cabelos curtos vermelhos com um cão-guia. Uma mulher de pele clara, cabelos curtos vermelhos apoia-se em muletas canadenses, ela tem um encurtamento na perna direita.  Uma mulher, de pele clara, com nanismo, tem cabelos longos vermelhos, a mão direita está na cintura e a esquerda ao longo do corpo. Uma mulher loira que tem uma deficiência na cintura. Fim da descrição. (Arte: Paloma Barbosa dos Santos).

A publicação aborda o tema na perspectiva dos direitos humanos, reforça a importância da concepção do modelo social sobre a deficiência, resgata o histórico do movimento das pessoas com deficiência no Brasil e abre espaço para diferentes abordagens sobre mulheres com deficiências no campos da saúde, da educação, dos direitos sexuais e reprodutivos, da acessibilidade, da violência, do acesso à justiça e de muitos outros assuntos.

Todo o guia foi elaborado por mulheres com algum tipo de deficiência, da produção de textos à edição, ilustração e finalização. Várias categorias estiveram na elaboração da publicação, inclusive assistentes sociais.

“O guia se apresenta como um potencial instrumento de informação, transformação social, articulação e ação política para o exercício da cidadania de mulheres, sobretudo das mulheres com deficiência”, explica a assistente social Daiane Mantoanelli, que também integra o Coletivo Feminista Hellen Keller.

O Guia também alerta que discursos sobre meritocracia e “superação” reforçam uma sociedade desigual, apontando no socialismo uma perspectiva emancipatória da pessoa com deficiência e de toda a sociedade.

“É um material que serve de base para que as intervenções profissionais do Serviço Social, possam reconhecer e, sobretudo, combater o capacitismo. Este termo diz respeito a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação que põe em xeque a capacidade da pessoa, em razão de sua deficiência.  A lógica do capacitismo está alicerçada na ideia de uma padronização e hierarquização de corpos funcionais, denominando como corponormatividade”, explica.

Faça o download do Guia Mulheres com Deficiência: Garantia de Direitos para Exercício da Cidadania

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Destaque, Notícias.