Blumenau recebe a Oficina Atribuições e Competências Profissionais: Os Desafios da Relação Teoria-Prática

Na última quarta-feira (25/09/2019) a cidade de Blumenau recebeu a Oficina Atribuições e Competências Profissionais: Os Desafios da Relação Teoria-Prática.

O evento organizado pelo CRESS 12ª Região teve o apoio do NUCRESS Médio Vale do Itajaí, do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFSC e do CNPQ.

Dr. Jaime Hillesheim

A Oficina foi ministrada por Dr. Jaime Hillesheim, Dra. Inez Rocha Zacarias e Doutoranda Aline de Andrade Rodrigues. Dr. Jaime avalia que “a discussão sobre atribuições e competências profissionais requer  aprofundamento da perspectiva teórico metodológica que dá  sustentação ao projeto ético-político do Serviço Social. Neste sentido, foi fundamental a participação dos/das Assistentes Sociais  na oficina realizada na região de Blumenau. Nela, questões importantes do cotidiano de trabalho foram suscitadas e se tornaram objetos de reflexões coletivas”.

“Pensamos que esses espaços são essenciais para que os/as Assistentes Sociais “suspendam” esse cotidiano de maneira a analisá-lo criticamente  com vistas a construir alternativas de intervenção que, efetivamente, tenham como horizonte  as necessidades dos trabalhadores usuários das politicas sociais, especialmente nesse contexto de imensa regressão  de direitos que estamos enfrentando.” Afirmou Dr. Jaime Hillesheim.

Dr. Jaime Hillesheim, Dra. Inez Rocha Zacarias, Conselheira Cleide Terezinha de Oliveira e Doutoranda Aline de Andrade Rodrigues

A conselheira do CRESS 12ª Região Cleide Terezinha de Oliveira representou o Conselho neste encontro. Cleide afirmou que “na oficina do NUCRESS Médio Vale do Itajaí, foi realizado um importante debate sobre as atribuições e competências do profissionais de Serviço Social na atual conjuntura de desmonte dos direitos sociais”.

“A categoria participou ativamente, num rico debate a partir da mediação da equipe da UFSC. É sempre muito gratificante participar dos debates junto a categoria profissional, principalmente quando acontecem na região na qual você atua e num momento histórico para o país e de reafirmação e reinvenção da nossa categoria profissional, onde reforçamos nosso compromisso com uma nova ordem societária que privilegie a emancipação humana de todos os sujeitos sociais”. Avaliou a Conselheira Cleide Terezinha de Oliveira.

Acompanhe a programação das demais oficinas e agende-se para o evento de sua região: www.cress-sc.org.br/oficinas

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região