Evento alusivo ao dia do/a Assistente Social é realizado na cidade de Brusque

Na tarde desta terça-feira (18/06/2019) foi realizado pelo CRESS 12ª Região, com o apoio do NUCRESS Brusque, o evento alusivo ao dia do/a Assistente Social. A atividade aconteceu no auditório do IFC na cidade de Brusque/SC.

A palestra foi realizada pela A.S. Esp. Anna Carolina Machado do Espírito Santo e teve como tema “Regressão de Direitos Tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!”.

O encontro contou com a participação de Assistentes Sociais da região do NUCRESS Brusque, da Conselheiras do CRESS/SC Cleusa Regina Heidemann Xavier, da Coordenadora do NUCRESS Brusque Elaine Cristina Mendonça, Vice-coordenadora Márcia Giselle Amorim, Secretária Vanessa Coelho dos Reis e Vice-secretária Patricia Pyckcz Freitas.

Para Cleusa “a palestra se apresentou de forma expositiva e dialogada entre os/as participantes, os quais se apresentaram bem unificados com o tema contribuindo com reflexões e questionamento pertinentes”. Cleusa ressaltou que houve o reconhecimento por parte dos/as participantes do desconhecimento em relação ao tema, este que foi muito bem problematizado pela palestrante.

A Coordenadora do NUCRESS Brusque, Elaine Cristina Mendonça, afirmou que “o racismo é um assunto pouco estudado e discutido pela nossa categoria. Colocá-lo como tema da campanha do conjunto CFESS/CRESS de 2019 é importante e estratégico no sentido de nos fazer parar para refletir e percebermos que essa discussão e a continuidade dela é essencial.” Elaine pontuou que o evento realizado em Brusque “contou com os conhecimentos da Anna Carolina, que conduziu sua fala de maneira brilhante. De forma didática, conseguiu nos apresentar informações novas e nos sensibilizar para adotarmos uma postura diferenciada no nosso cotidiano pessoal e profissional. Postura esta que diz respeito a ir além de não praticar racismo, mas de se posicionar contra ele.”

“Em nome dos membros do NUCRESS Brusque, agradeço a oportunidade que nos foi dada pelo CRESS/SC e pela Anna Carolina, que nos proporcionaram um momento para olhar sobre a nossa postura frente aos princípios éticos da nossa profissão”. Concluiu Elaine Cristina Mendonça, Coordenadora do NUCRESS Brusque.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias, Racismo.