O Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações: É momento de articulação e luta

O Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra as Privatizações é um movimento popular criado no ano de 2012, reunindo, especialmente, representantes de entidades sindicais, movimentos estudantis, movimentos sociais e partidos políticos do estado de Santa Catarina, além de muitos sujeitos individualmente. Emerge enquanto uma nova estratégia de resistência e mobilização popular, tendo como base os pressupostos presentes no projeto da Reforma Sanitária brasileira dos anos de 1980. Neste sentido, coloca-se como fundamental reconhecer a importância e urgência de tais estratégias e formas de organização enquanto trincheira e campo de luta frente ao avanço e complexificação das ofensivas neoliberais.

O surgimento do Fórum Catarinense deu-se a partir de influência da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS) que, criada em 2010, teve sua origem marcada pela articulação de Fóruns Populares de Saúde já existentes nos estados do Paraná, Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro e no município paranaense de Londrina, em torno da resistência ao repasse da gestão de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para Organizações Sociais (OSs).

O Fórum Catarinense tem atuado, de forma mais incisiva, em relação à privatização da política de saúde por meio dos “novos modelos de gestão”. As lutas contra o repasse de serviços e instituições públicas para Organizações Sociais (OSs) e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ocuparam parte intensa de sua agenda, principalmente nos primeiros anos de atuação.

Na reunião de Conselho Pleno do CRESS 12ª Região, realizada no dia 15/02/2019, a Conselheira Lenir Hermes (A.S. nº 2121 CRESS 12ª Região) foi indicada como representante do CRESS no espaço do Fórum Catarinense. Já a representante do Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de Saúde Pública Estadual de Santa Catarina e Privado de Florianópolis e Região (SINDSAÚDE) no Fórum Catarinense, a Bacharel em Serviço Social Patrícia Barreto, vem representando este último na Comissão de Seguridade Social do CRESS 12ª Região. Tal articulação coloca-se como extremamente pertinente para o fortalecimento da atuação do Serviço Social na área da saúde, haja vista a ampliação e aprofundamento de debates relacionados aos ataques que tem perpassado a política de saúde e às estratégias e possibilidades de luta, para além dos espaços institucionalizados de controle social.

A próxima reunião do Fórum Catarinense está agendada para dia 27/02/2019, das 19hs às 21hs, no auditório do SINDSAÚDE (Rua Frei Evaristo, 77, Bairro Centro, Florianópolis/SC), tendo como pauta a análise de conjuntura – especialmente, em relação à proposta de contrarreforma da previdência social – e o planejamento de atividades.

CONVOCAMOS A CATEGORIA À PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO ACIMA MENCIONADA E À MASSIVA INSERÇÃO/CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DESTA NATUREZA EM OUTRAS REGIÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA!