Oficina “A Relação Teoria e Prática no Exercício Profissional do/a Assistente Social”

Foi realizada na tarde de hoje (07/12/18) a Oficina “A Relação Teoria e Prática no Exercício Profissional do/a Assistente Social” no auditório do CRESS 12ª Região.

A oficina foi realizada pela Profa. Dra. Vânia Maria Manfroi, Profa. Maria Teresa dos Santos e pela Doutorandas Aline Andrade Rodrigues e Nalá Ayalén Sánchez Caravaca (PPGSS/UFSC).

A oficina teve por objetivo realizar uma reflexão sobre o recorrente debate no Serviço Social em torno da relação teoria e prática. O Serviço Social é uma profissão que se insere na divisão sociotécnica do trabalho e que se caracteriza por sua dimensão interventiva na realidade social. Portanto, as comuns afirmações que dicotomizam a relação teoria e prática no campo do exercício profissional, diante das demandas da realidade, apontam o campo da atuação como o lugar da prática e o espaço acadêmico como lugar da teoria são questões que trazemos em evidência neste encontro.

 Profa. Dra. Vânia Maria Manfroi

 Profa. Maria Teresa dos Santos

Objetivos:
– Resgatar a relação teoria-prática em consonância com os fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social;
– Refletir sobre a necessária análise de realidade como uma dimensão intrínseca da relação teoria e prática;
– Apresentar o cotidiano como um lugar possível da relação teoria e prática e também de viabilizar transformações.

 Doutorandas Aline Andrade Rodrigues (PPGSS/UFSC)

 Nalá Ayalén Sánchez Caravaca (PPGSS/UFSC)

A apresentação utilizada pelas palestrantes pode ser acessada AQUI.

Contou-se com  a participação de cerca de 30 Assistentes Sociais, que possibilitou importante debate sobre a Relação Teoria e Prática no Exercício Profissional.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região
Fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação CRESS 12ª Região

Posted in Notícias.