I Encontro de Assistentes Sociais da Região Sul de Santa Catarina

Unesc sedia I Encontro de Assistentes Sociais da Região Sul de Santa Catarina
Evento reuniu profissionais das três regiões do Sul do estado (Fotos: Vitor Netto)

Unesc foi palco de uma tarde de debates e discussões com Assistentes Sociais de toda a região. Ocorreu no Auditório Edson Rodrigues, nesta segunda-feira (12/11), I Encontro de Assistentes Sociais da Região Sul de Santa Catarina. O evento foi promovido pelo CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) de Santa Catarina, pelo NUCRESS Sul, e teve o apoio da Unesc, por meio da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.

O evento contou com a participação de profissionais da região da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna). O tema central do encontro foi “O Serviço Social no Contexto das Políticas Públicas”.

Os assuntos tratados tinham o intuito de debater a relação dos desafios expostos aos profissionais assistentes sociais, mediante a atual conjuntura demarcada pelo retrocesso dos direitos sociais e avanço do conservadorismo no exercício da profissão.

Para a assistente social do CER II (Centro Especializado em Reabilitação) e integrante da equipe técnica da Secretaria das Diversidades, Priscila Cardoso, o evento dialoga com diversos setores da Universidade. “Isso fortalece o vínculo da categoria, discute a atuação e colabora na formação do profissional”, afirmou.

De acordo com a representante do NUCRESS Sul, Micheline Costa Alves, o órgão tem a função de promover estratégias para se aproximar dos profissionais da categoria. “Estamos aqui para tratar as dificuldades sobre o cotidiano, além do que, essas trocas de experiências são essenciais para fazer crescer a profissão”, comentou.

Programação completa

O primeiro momento do encontrou contou com um Diálogo com as assistentes sociais, Karoline Franciele dos Santos, que abordou “O Panorama Atual da Relações étnico-raciais e sua relação com o Serviço Social: desafios e possibilidades”, e com Fernanda Tomasi, que abordou “O Panorama Atual do Serviço Social na defesa da Ética e dos Direitos Humanos em tempos de avanços do conservadorismo: desafios e possibilidades”.

Para Karoline, as relações étnicos-raciais estão diretamente ligadas à assistência social. “Nossa categoria repudia o racismo, mas se a sociedade é racista, é também porque as profissões em geral reproduzem isso, então temos que ter um senso crítico para ver onde está este racismo”, enfatizou. Já Fernanda, abordou os temas Ética, Direitos Humanos e as Bandeiras de Luta, envolvendo a assistência social. “Temos que discutir esses direitos e esses temas que causam polêmica com os colegas de trabalho”, acrescentou.

Por fim, a assistente social Dilceane Carraro abordou “O Cotidiano da atuação profissional da Assistência Social nas políticas públicas: desafios e possibilidades”. Ela tratou sobre três principais pontos: o cotidiano como eixo de análise e compreensão do trabalho e da atuação profissional; a inserção do profissional nas políticas públicas e a conjuntura, perspectivas e atuação do profissional.

Os trabalhos foram respectivamente conduzidos pelos profissionais da categoria, Jéssica Saraiva e Cássio Eduardo da Silveira Tondolo.

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Posted in Notícias.