Oficina da COFI em São Miguel do Oeste

No último dia 26 de outubro, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), no mais recente campus em São Miguel do Oeste, o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 12ª Região realizou a 12ª edição da Oficina da COFI sobre Supervisão Direta de Estágio em Serviço Social. Como já informado, esta atividade objetiva atingir o papel precípuo do CRESS em efetivar o debate sobre o exercício profissional das competências e atribuições privativas e dar ampla divulgação das Resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), as quais regem o cotidiano de trabalho da categoria. A coordenação da atividade ficou sob a responsabilidade de Cleverton Cidiclei Maciel (A.S. nº 4188 CRESS 12ª Região) e Edinaura Luza (A.S. nº 4398 CRESS 12ª Região), ambos Agentes Fiscais do CRESS.

Em clima de reflexão, com diálogos que estimularam a troca de experiências e suas aproximações com as normativas e princípios ético-políticos inerentes ao exercício profissional do/a Assistente Social, participaram profissionais de cinco municípios da Região Oeste Catarinense (Barra Bonita, Chapecó, Guaraciaba, Riqueza e São Miguel do Oeste). Os debates proporcionaram análises do cotidiano de trabalho e de como se dá o fortalecimento do Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro em tempos de desafios para a classe trabalhadora, frente ao acirramento dos ditames do capital. Ficou evidente que a conquista da qualidade dos serviços prestados à população tem pela frente desafios éticos e técnicos, dentre os quais, condições dignas de trabalho e o conhecimento da legislação e fundamentos da profissão.

A atividade foi promovida com o apoio do Núcleo de Base do CRESS – NUCRESS Extremo Oeste, localizado em São Miguel do Oeste e coordenado pelas Assistentes Sociais presentes na atividade: Greice Farias (A.S. nº 4240 CRESS 12ª Região) e Adriana Regina Vettorazzi Schmitt (A.S. nº 7219 CRESS 12ª Região), trabalhadoras da Associação Beneficente dos Militares Estaduais (ABEPOM) e do IFSC, respectivamente.

Das Oficinas da COFI planejadas para execução a partir da referida temática (sem deixar de abranger o debate sobre as demais competências, atribuições e prerrogativas do/a Assistente Social), resta apenas uma, a qual, possivelmente, será realizada em Rio do Sul, no primeiro semestre de 2019.

Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI)