MANIFESTO – POLÍTICAS SOCIAIS NÃO SÃO DADAS, SÃO CONQUISTADAS COM LUTA!

O CRESS 12ª Região, em apoio aos participante do II Seminário de Atenção Psicossocial, vem a público referendar suas reivindicações.

 

25 de agosto de 2014

 

Participantes do II Seminário de Atenção Psicossocial aprovaram manifesto onde convocam a intervenção dos atores sociais e do Ministério Público para reivindicar em Santa Catarina o estabelecimento de redes de atenção.
As entidades interessadas em assinar conjuntamente o manifesto podem enviar e-mail para: projetos@crpsc.org.br, colocando a palavra “Manifesto” no assunto do e-mail.

MANIFESTO – POLÍTICAS SOCIAIS NÃO SÃO DADAS, SÃO CONQUISTADAS COM LUTA!

 
Na ocasião da realização do II Seminário de Atenção Psicossocial intitulado “Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Santa Catarina: de um cenário de avanço dos direitos ao avanço da construção de redes de atenção”, realizado nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2014 em Florianópolis, e em virtude das discussões efetuadas, os participantes desse Seminário vêm se manifestar publicamente. Lutamos para além de uma reforma, necessitamos de uma revolução e investimento do Estado nos três níveis de gestão para atender aos desafios visibilizados nas conferências, em especial a intersetorial, para a garantia dos direitos de atenção integral e consecução de redes de atenção em Santa Catarina.
Para exemplificar como esse desinvestimento na rede se expressa destaca-se a continuidade da institucionalização de cerca de 190 pessoas no Instituto de Psiquiatria do Estado de Santa Catarina – IPqSC; da institucionalização em Institutos de Psiquiatria particulares existentes no Estado e construção de novas alas de moradores; o recrudescimento das internações compulsórias; a ausência de CAPS III na maioria das regiões de saúde do Estado; as denúncias realizadas sobre a situação dos usuários do Hospital de Custódia do Estado e o tratamento criminalizante de usuários por meio do Projeto de Lei 0047.5/2012 aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, que ao invés de instituir uma política de Estado na construção de redes, tão somente institui a designação de crack como “a pedra da morte”.
Assim, convocamos a intervenção dos atores sociais e do Ministério Público para o enfrentamento destes desafios e o estabelecimento de redes de atenção, condição sem a qual não é possível a garantia de direitos.

 
Confira outras notícias, eventos e publicações no site www.crpsc.org.br
 

“PSICOLOGIA em todos os lugares com qualidade e ética”

 

Conselho Regional de Psicologia 12ª Região
Rua Prof. Bayer Filho 110 – Coqueiros – Florianópolis – CEP 88080-300
fone/fax (48) 3244-4826


Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias and tagged .