CFESS marcha contra a homofobia no Brasil

No dia do/a assistente social, Conselho também participa de mobilização na Câmara.

Imagem do gramado do Congresso Nacional ocupado pelos participantes da Marcha contra a Homofobia, nesta quarta-feira
Participantes ocuparam o gramado do Congresso Nacional nesta quarta-feira (foto: Diogo Adjuto)

Na data em que se comemora o Dia do/a Assistente Social, o CFESS seguiu na luta, participando de atividades em Brasília nesta quarta-feira, 15 de maio. Representado pela conselheira Marylucia Mesquita e pela assessora especial Adriane Dias, o CFESS se somou aos/às cerca de 2 mil manifestantes que reivindicaram direitos para a população LGBT na 4ª Marcha Nacional contra a Homofobia, organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ABGLT).

Com gritos de “fora homofobia, homofobia fora”, a manifestação saiu da Catedral de Brasília e marchou até o Congresso Nacional, finalizando o protesto no Supremo Tribunal Federal (STF). Em cima do carro de som que puxou a mobilização, a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Marylucia Mesquita, reafirmou o apoio do Serviço Social na defesa dos direitos da população LGBT. “Os/as assistentes sociais de todo o Brasil, que lutam cotidianamente para viabilizar o acesso de todos e todas a direitos sociais, também se somam a este movimento, em defesa dos direitos humanos dessa população, e em defesa do Estado Laico e da criminalização da homofobia, com a aprovação do Projeto de Lei 122/06!”, manifestou a conselheira.

É importante destacar ainda que o CFESS tomou posse, em abril, em uma das vagas destinadas à sociedade civil no Conselho Nacional de Combate à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (CNDC/LGBT), para o biênio 2013-2015. O objetivo dessa participação é fortalecer a luta e as articulações em defesa dos direitos humanos da população LGBT, sobretudo a aprovação do PLC 122/06 , pauta que já compõe a frente de atuação do Serviço Social. A representante titular do Conselho Federal no CNDC/LGBT é a conselheira Marylucia Mesquita, juntamente com o conselheiro Maurílio Matos, na condição de suplente.
Conselheiros do CFESS tomam posse no CNDC/LGBT
Conselheiro Maurílio Matos (de azul) e conselheira Marylucia Mesquita (de vermelho) tomam posse no CNDC/LGBT (foto: acervo/CFESS)

PL Educação
Marcada para esta quarta-feira, às 10h, a votação do Projeto de Lei 3688/2000, o chamado PL Educação, foi adiada novamente e ocorrerá somente na semana que vem. Embora tenha havido uma grande mobilização do Conjunto CFESS-CRESS, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) anunciou o cancelamento da reunião, a pedido da presidência da Casa, devido à votação da Medida Provisória (MP) dos Portos, que durou até a madrugada do dia anterior.

Segundo a conselheira Marylucia Mesquita, que juntamente com a assessoria especial do CFESS, Adriane Dias, foi até a Câmara para acompanhar a votação, a expectativa é de aprovação do PL. “Estivemos reunidas ontem também com o CFP e com técnicos do Ministério da Educação (MEC) e o entendimento coletivo dos/as presentes foi pela imediata aprovação do Projeto de Lei”, afirmou a conselheira.

Caso seja aprovado na próxima quarta (22), o PL Educação seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, onde será analisado somente quanto à legalidade e, após aprovado, seguirá direto para votação dos/as parlamentares no plenário da casa.

A participação da categoria nessa luta é de extrema importância. Você pode se inserir nessa luta, mandando e-mails aos/às parlamentares, com a sugestão de mensagem abaixo, para fazer pressão e acelerar a votação do PL:

“SR/A DEPUTADO/A,
PELA APROVAÇÃO IMEDIATA DO PL 3688/2000!
INCLUSÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS/AS NAS ESCOLAS JÁ!”
Para saber os endereços de e-mail dos/as deputados/as, clique aqui.
Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial