CFESS lança manifesto sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas

Violência e autoritarismo do Estado não resolvem o problema. Veja o debate que o documento propõe

“Restringir ou priorizar o enfrentamento do consumo e do tráfico de drogas à repressão tem representado não uma luta contra as drogas, mas o extermínio de crianças, jovens e adultos/as que tem suas trajetórias de vida marcadas pelo abandono, pela desproteção social e pela miséria, (re)produzidas por uma sociabilidade fundada na exploração e na mercantilização de todas as dimensões da vida social”. Esta frase, em tom de denúncia, já dá uma ideia do debate que oCFESS Manifesta do Dia Internacional de Combate às Drogas, lançado nesse dia 22 de junho, propõe à categoria.
O texto conclama os/as assistentes sociais brasileiros/as, com base no seu conhecimento crítico da realidade social e institucional consolidada no exercício profissional nas áreas da Saúde, da Assistência Social, da Educação, da Habitação e do Judiciário, a se manifestarem contra o discurso dominante e falacioso da “guerra às drogas”, tendo em vista que as questões relacionadas ao tema podem ser enfrentadas de forma justa e democrática, com a universalização do acesso e com a melhoria da qualidade das políticas sociais.
“O CFESS manifesta repúdio a todas as formas de intervenção arbitrária e violenta que, ‘em nome da saúde e da segurança’, violam direitos humanos e a autonomia dos indivíduos sociais que, por motivações diversas e determinações complexas, fazem uso de drogas hoje consideradas ilícitas”.
Leia o CFESS Manifesta do Dia Internacional de Combate às Drogas
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014