
Em 2025 o CRESS SC criou, através da Portaria CRESS SC nº 069/2025, o Comitê de Serviço Social e a Luta Anticapacitista, um espaço coletivo de reflexão, articulação e incidência política no enfrentamento ao capacitismo. A criação do Comitê reafirma o posicionamento deste Regional na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, no fortalecimento da perspectiva anticapacitista no exercício profissional e no diálogo permanente com a categoria a sociedade civil.
Ainda em 2025 o CRESS SC realizou mais uma edição da campanha CRESS Debate, desta vez dedicada ao tema Serviço Social e a Luta Anticapacitista. Esta edição teve como objetivo fomentar o debate sobre o capacitismo e fortalecer a compreensão da acessibilidade e da Luta Anticapacitista como compromissos ético-políticos das e dos Assistentes Sociais.
Com o intuito de contribuir para esse debate, o CRESS SC convidou a categoria profissional a compartilhar depoimentos sobre a temática, os quais subsidiaram e ilustraram a campanha CRESS Debate – Serviço Social e a Luta Anticapacitista nos meios de comunicação do Conselho.
Após a veiculação da campanha e a partir das valiosas contribuições das e dos Assistentes Sociais, foi organizado o Caderno Digital nº 05/2024, que reúne os depoimentos enviados e produções teóricas que abordam a Luta Anticapacitista, com o objetivo de subsidiar a reflexão crítica e a atuação profissional da categoria.
Convidamos todas e todos à leitura deste Caderno Digital, construído coletivamente com a colaboração de Assistentes Sociais de diferentes territórios e espaços sócio-ocupacionais.
Acesse clicando no link a seguir: Ebook-CressSC-Ed05-Anticapacitismo.pdf
Comissão de Comunicação
Comitê de Serviço Social e a Luta Anticapacitista
Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina
