“Combater, no cotidiano profissional e social, práticas que reforçam a naturalização do racismo deixou de ser mera bandeira de luta e tornou-se uma exigência ética e política para aquelas e aqueles que defendem uma sociedade igualitária e livre de qualquer preconceito e/ou discriminação.”
Gabriel Pianoski Inacio
Assistente Social, Especialista em Gestão do SUAS. Atua no Setor de Planejamento e Vigilância Socioassistencial do município de Jaraguá do Sul/SC. Conselheiro suplente do CRESS SC.
A terceira edição da campanha CRESS Debate traz como tema principal à questão Étnico-racial. O principal objetivo desta campanha é dialogar sobre temas que perpassam nosso cotidiano profissional.
Esta edição visa dialogar com a categoria sobre questões estruturais relacionadas ao racismo, as quais possuem relação direta com o trabalho e a formação profissional de Assistentes Sociais.
O combate a eliminação de todas as formas de preconceito é um compromisso estabelecido nos princípios fundamentais do Código de Ética da profissão, por isso ao dar centralidade a este diálogo, queremos incentivar Assistentes Sociais a elaborar reflexões críticas acerca do tema, encaminhando o material para o CRESS para a participação da campanha. Além disso, desejamos incentivar à promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo presentes nesta sociabilidade.
Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região