CRESS Debate – Racismo: Cheyenne Vieira Marques

#Descrição da Imagem: Card quadrado com fundo branco e imagens em preto e vermelho com um rosto feminino falando tem um megafone, outro rosto gritando e uma sombra vermelha de corpo humano sob a palavra racismo. Logotipo do CRESS Debate no topo e do CRESS SC na parte inferior. Texto: Cheyenne Vieira Marques. Assistente Social, conselheira presidente do CRESS 12ª Região. "A luta contra o racismo ambiental envolve a defesa dos direitos humanos e ambientais que é uma bandeira de luta e deve estar presente no nosso fazer profissional, reconhecendo a existência desta violência, contribuindo na implementação de políticas públicas que visem a garantia do direito à participação das comunidades afetadas na tomada de decisão, a promoção da educação ambiental e o acesso igualitário aos recursos ambientais de forma segura e saudável."

“Racismo ambiental se trata da discriminação ambiental a determinados grupos étnico-raciais, especialmente aquelas formadas por pessoas negras e comunidades tradicionais/povos originários, sendo desproporcionalmente afetados por danos ambientais e acesso limitado a recursos naturais de qualidade. A luta contra o racismo ambiental envolve a defesa dos direitos humanos e ambientais que é uma bandeira de luta e deve estar presente no nosso fazer profissional, reconhecendo a existência desta violência, contribuindo na implementação de políticas públicas que visem a garantia do direito à participação das comunidades afetadas na tomada de decisão, a promoção da educação ambiental e o acesso igualitário aos recursos ambientais de forma segura e saudável.

Cheyenne Vieira Marques

Assistente Social, conselheira presidente do CRESS 12ª Região.

A terceira edição da campanha CRESS Debate traz como tema principal à questão Étnico-racial. O principal objetivo desta campanha é dialogar sobre temas que perpassam nosso cotidiano profissional.

Esta edição visa dialogar com a categoria sobre questões estruturais relacionadas ao racismo, as quais possuem relação direta com o trabalho e a formação profissional de Assistentes Sociais.

O combate a eliminação de todas as formas de preconceito é um compromisso estabelecido nos princípios fundamentais do Código de Ética da profissão, por isso ao dar centralidade a este diálogo, queremos incentivar Assistentes Sociais a elaborar reflexões críticas acerca do tema, encaminhando o material para o CRESS para a participação da campanha. Além disso, desejamos incentivar à promoção de ações de combate ao racismo no cotidiano profissional, ampliando a percepção sobre as diversas expressões do racismo presentes nesta sociabilidade.

Participe da campanha enviando uma frase, nome completo, sua área de atuação e uma foto para comunicacao@cress-sc.org.br. Serão escolhidas frases que estejam em consonância com o projeto ético-político defendido pela profissão.

Participe!

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in CRESS Debate, Destaque, Notícias, Racismo.