CRESS SC participa da 25ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Terminou hoje (30/06/24) a 25ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). O evento foi realizado de 28 a 30 de junho, no auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo,  com a participação de 12 comitês regionais e 62 pessoas, sendo 37 delegados e 21 convidados e observadores representantes de movimentos sociais, sindicatos, conselhos profissionais e organizações políticas.

O CRESS Santa Catarina esteve representado pela conselheira vice-presidente, Simone Dalbello, e por Cassiano Ferraz, assessor de comunicação do CRESS SC. O CFESS e os CRESS de Minas Gerais, Bahia e Piauí também foram representados no evento que tem como objetivo debater ações e estratégias de democratizar a comunicação no Brasil, abordando em suas mesas de debate os seguintes temas:
– Regulação da democratização da comunicação no contexto global e a disputa por políticas públicas digitais (saiba mais clicando aqui);
– Jornalismo e comunicação popular como instrumentos para o fortalecimento da democracia (saiba mais clicando aqui);
– Os desafios para a efetivação do sistema público de comunicação no Brasil (saiba mais clicando aqui);
– Regulação de plataformas digitais e das tecnologias emergentes no contexto mundial.

Na manhã de hoje (30/06), foi realizada a Plenária deliberativa, na qual foi realizada a apresentação, discussão e votação da proposta de documento e a apresentação, discussão e votação das prioridades do Plano de Lutas do FNDC, até março de 2025.

Antecedendo a Plenária Nacional, o CRESS participou, no dia 19/06/24, da Plenária Estadual na qual foram eleitos e eleitas as e os delegados que representaram o estado de Santa Catarina na Plenária Nacional do FNDC.

A participação do CRESS SC no FNDC cumpre uma orientação da Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS CRESS, sendo uma deliberação do eixo da Comunicação do 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em 2017, que em seu item nº 08 orienta: “Criar espaços e/ou articular-se com outras iniciativas de defesa da democratização da comunicação como direito humano”.

Representantes do CFESS, CRESS SC, CRESS PI, CRESS MG e CRESS BA

O CRESS SC filiou-se ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação de Santa Catarina em 2023 e busca fortalecer a comunicação do conselho e contribuir com o debate e consolidação da democracia por meio dos meios de comunicação.

A programação completa do evento com o nome das e dos palestrante pode ser acessa no link a seguir: https://fndc.org.br/25a-plenaria-nacional.

O evento pode ser assistido no canal do FNDC no YouTube clicando no link a seguir: www.youtube.com/@canaldofndc.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região
Texto e fotos: Cassiano Ferraz – Assessor de Comunicação do CRESS 12ª Região

Posted in Destaque, Notícias.