CRESS 12ª Região realiza reunião do Conselho Pleno após completar um ano da Gestão 2020/2023

O Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região, realizou na última sexta-feira (21/05), a reunião mensal do Conselho Pleno.

Assuntos administrativos e financeiros, informes de cada comissão, bem como atividades e eventos já executados e a serem realizados foram tema de diálogo entre conselheiras/os e trabalhadoras/es presentes na reunião on-line. A gestão “Coragem e Democracia: a certeza na frente, a história na mão” completa um ano na direção do CRESS/SC, e nessa reunião foi feita uma retrospectiva desta gestão que, desde a posse, enfrenta o desafio do trabalho remoto e as adaptações impostas pela pandemia da covid-19.

Elisônia Carin Renk, conselheira da gestão, acredita que essa reunião do Conselho Pleno se constitui num momento muito oportuno e importante. “Após um ano de gestão no CRESS precisamos monitorar e planejar as ações, considerando que estamos vivenciando um momento diferente em razão da pandemia, além do desmonte das políticas públicas. Como conselho não podemos desconsiderar o atual momento e organizar a nossa categoria para o enfrentamento e protagonismo diante deste desafio posto.” Afirma Elisônia C. Renk.

Segundo a conselheira Milena Fucks, a reunião foi um “importante momento de retomada do primeiro ano de gestão e reflexão sobre os compromissos assumidos, os processos realizados e as demandas da categoria, como forma de fortalecer o coletivo”. Para a conselheira Maria Aparecida de Souza Reis, “fazer parte do conselho é um grande desafio… especialmente neste ano atípico. Somente com a participação desta categoria, que tem um código de ética com uma defesa política, é que iremos superar os desafios impostos nestes tempos difíceis”.

O Conselho Pleno contou, em seu momento final, com a participação da Assistente Social, professora da UFSC, Dra. Fabiana Luiza Negri, ex-coordenadora técnica do CRESS/SC. Viviana Wachtel Seleme Uba, conselheira presidente do CRESS, avalia que a fala da Dra. Fabiana contribuiu muito para a reflexão sobre o compromisso que este coletivo assumiu, a um ano atrás, com a profissão e com a categoria profissional de Assistentes Sociais. “Sua fala também nos estimulou a discutirmos a importância de rever nosso planejamento, elencar prioridades e principalmente não perdermos de vista a compreensão do nosso papel político enquanto direção do Conselho profissional. A conjuntura atual impõe grandes desafios na gestão do CRESS/SC e com muita coragem, permanecemos na luta diária e coletiva de reafirmação do nosso projeto ético-político.” Conclui Viviana W. S. Uba.

Cláudia Cristina Wagner Fritzke Faria, conselheira do CRESS, acredita que o momento com a Dra. Fabiana Negri foi importantíssimo pra esse nosso primeiro ano. “Parar para monitorar, para avaliar é essencial. Só assim conseguiremos planejar efetivamente a continuidade da nossa gestão”. Afirma Cláudia C. W. F. Faria.

Para finalizar, a conselheira Claudia Mara Fronza da Silva, avalia que “um olhar de fora, experiente, para um coletivo que representa a categoria em tempos tão difíceis, com desafios nunca vivenciados, reforça nosso propósito representativo com CORAGEM E DEMOCRACIA: A CERTEZA NA FRENTE, A HISTÓRIA NA MÃO”.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região