Chapecó recebe a Oficina “Atribuições e Competências Profissionais: Os Desafios da Relação Teoria-Prática”

O NUCRESS Oeste foi o segundo Núcleo a receber a Oficina “Atribuições e Competências Profissionais: Os Desafios da Relação Teoria-Prática”. A atividade foi realizada na cidade de Chapecó, contou com 74 participantes, e teve o apoio do NUCRESS Oeste, do Curso de Pós-graduação em Serviço Social da UFSC e do CNPQ.

Auditório da UNOCHAPECÓ

A oficina foi coordenada por Maria Teresa dos Santos (A.S. Doutora Professora da UFSC), Nalá Sánchez Caravaca (A.S. Doutoranda pela UFSC), Denise Gerardi (A.S. Mestranda pela UFSC) e Bruna Depiné (Estudante de Serviço Social pela UFSC).

Maria Teresa dos Santos avaliou que, em Chapecó, a Oficina contou com presença significativa de Assistentes Sociais, que debateram como as expressões da questão social na atualidade tem repercutido em seus respectivos espaços sócio-ocupacionais. “Nesta perspectiva apontou-se o aprofundamento da desigualdade social, a naturalização da pobreza, o aumento do preconceito e a meritocracia em detrimento da universalização dos direitos. Nesse contexto, as consequências para a/o trabalhador/a Assistente Social são diretas, expressando-se em deterioração das condições de trabalho, no adoecimento das/dos profissionais, nas tensões cotidianas em face dos princípios éticos da profissão, no aumento e complexificação das demandas para os assistentes sociais. Assim, a mobilização da categoria para a retomada do trabalho de base com sujeitos populares/usuários/as que atendemos é tática de enfrentamento ao desmonte de direitos em curso e competência deste/a profissional.” Afirmou a Professora Dra. Maria Tereza.

Representantes da UFSC, coordenadoras da Oficina

A Secretária do NUCRESS Oeste, Samantha Roloff, considera que o número significativo de profissionais que participaram da oficina “demonstra a necessidade da categoria refletir a praxis profissional, principalmente diante do cenário atual de desmonte de direitos da classe trabalhadora. A mediação da oficina pelas assistentes sociais vinculadas a esse projeto de pesquisa foi fundamental e possibilitou a troca de experiência a partir de diferentes espaços sócio-ocupacionais”. Samantha ainda parabenizou o CRESS e a UFSC pela importante parceria.

Lenir Hermes, Conselheira do CRESS 12ª Região, avaliou que “representar o CRESS como conselheira nas atividades no NUCRESS OESTE é sempre um privilégio e ao mesmo tempo um desafio, por fazer parte da organização da categoria na região há mais de 20 anos e conhecer a seriedade com que os profissionais da região realizam os debates sobre a profissão.” “Esta oficina vem ao encontro à manifestação da categoria sobre a necessidade de fortalecer o coletivo e aprofundar as discussões das questões do serviço social.” Conclui Lenir.

Participe das atividade do NUCRESS Extremo Oeste. Entre em contato através do email: nucressoeste@cress-sc.org.br.

Conheça a programação das Oficinas “Atribuições e Competências Profissionais: Os Desafios da Relação Teoria-Prática” no site do CRESS 12ª Região www.cress-sc.org.br/oficinasatribuicoesecompetencias.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

 

Posted in Notícias.