Florianópolis e Balneário Camboriú recebem o evento alusivo ao dia do/a Assistente Social, comemorado na data de hoje

Na data de hoje (15 de Maio), dia do/a Assistente Social, o CRESS 12ª Região homenageou os/as profissionais de Santa Catarina realizando dois eventos simultâneos. Para a realização das atividades em Florianópolis tivemos o apoio do NUCRESS Grande Florianópolis e em Balneário Camboriú o apoio do NUCRESS Vale do Itajaí.

NUCRESS Grande Florianópolis

(Foto: Cassiano Ferraz/CRESS 12ª Região)

Na capital do estado o encontro ocorreu no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina, no centro da cidade. Cerca de 60 profissionais participaram da palestra, que teve como tema “Regressão de Direitos Tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”. As Assistentes Sociais Dra. Roseli da Fonseca Rocha e Débora Barbosa foram as palestrantes convidadas para falar sobre o tema que norteia os encontros deste ano. Mediando a atividade estiveram presentes as Assistentes Sociais Flávia de Brito Souza Garcia, Conselheira do CRESS/SC, e Cória Helena Vieira, Coordenadora do NUCRESS Grande Florianópolis. Gabriele Berckenbrock Bolsoni Knies, Secretária do NUCRESS Grande Florianópolis também esteve presente no encontro.

(Foto: Cassiano Ferraz/CRESS 12ª Região)

Flávia declara que “enquanto mulher negra, Assistente Social, afirmo que o mote da campanha do conjunto CFESS/CRESS referente ao dia do/a Assistente Social 2019 é assertivo. Colocar a mulher negra no centro do diálogo é romper com o silêncio e a invisibilidade do tema”. Flávia também afirma que a campanha é desafiadora, ela nos convoca para o posicionamento contrário ao racismo estrutural e estruturante presente nesta sociedade desigual que prolifera ideologias preconceituosas. A conjuntura a cada dia denuncia o racismo, por isso, momentos como o de hoje proporciona reflexões profícuas e embasamento para o combate deste fenômeno que tanto prejuízo causa para a população negra deste país. “Mais do que nunca é momento de posicionamento político por parte da categoria profissional”, destaca Flávia Garcia.

Cória Helena Vieira, Coordenadora do NUCRESS Grande Florianópolis, explica que, embora houvesse inúmeros questionamentos da categoria em cancelar o evento por conta da manifestação contra os cortes na educação, “decidimos manter por avaliar que não poderíamos mais adiar a discussão, tendo em vista que historicamente a pauta racismo é sempre substituída por uma outra de ‘maior relevância’. Obviamente avaliamos que no atual cenário nacional as pautas urgentes estão crescentes e nada favoráveis porém estão intrinsecamente relacionada com racismo”.

Cória destaca que “foi possível observar nas falas das palestrantes que quando falamos em corte no direito à educação, reforma trabalhista, previdenciária, etc… quem é preta e pobre sente primeiro”. “A reflexão posta à categoria no evento, não se limitou em lutar contra racismo e sim ser antirracista”, conclui Cória.

O NUCRESS Grande Florianópolis, representado por Cória Helena Vieira (coordenadora) e Gabriele Berckenbrock Bolsoni Knies (Secretária), convida a categoria para participar da Assembleia que ocorrerá no dia 06 de junho, às 14 horas, no auditório do CRESS/SC. Na ocasião será eleita a nova coordenação do NUCRESS Grande Florianópolis.

NUCRESS Vale do Itajaí

Paralelo ao evento realizado na capital, a cidade de Balneário Camboriú sediou o encontro da região do NUCRESS Vale do Itajaí.

A palestra, com a mesma temática das demais, foi realizada por Azânia Mahin Romão Nogueira (foto abaixo), Graduada e Mestre em Geografia pela UFSC. Azânia realiza pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Relações Raciais, articulando território, teoria do pensamento geográfico, gênero e currículo. Participa do Alteritas: Diferença, Arte e Educação e do Núcleo de Estudos Negros. Estiveram presentes as Assistentes Sociais Miriam Martins Vieira da Rosa, conselheira presidente do CRESS/SC, Magali Régis Franz, Conselheira do CFESS e as coordenadoras do NUCRESS Vale do Itajaí Patricia da Costa Oliveira, Karina Amancio Rodrigues e Kamilla Ribeiro de Souza, além de 40 participantes.

(Foto: Charles Camargo/Câmara de Vereados de Balneário Camboriú)

Patricia da Costa Oliveira, Coordenadora do NUCRESS Vale do Itajaí até a data de hoje, afirma que “esse ano conversamos sobre como nós, Assistentes Sociais, em diálogo com movimentos sociais de defesa de direitos, podemos combater o racismo que impera em nossa sociedade. Foi uma tarde para entendermos que estamos no caminho certo, fortalecendo os movimentos sociais, levando nossas bandeiras de defesa e para seguirmos juntas e unidas para manutenção do exercício profissional considerando nosso projeto ético-político”.

Patricia também relembra que no evento de hoje dialogamos com representantes de núcleos de estudos sobre questões étnica-raciais, de movimentos sociais e de trabalhadores de nossa categoria profissional. “Coletivamente fomos compreendendo como nosso trabalho pode contribuir para ruptura de paradigmas sociais racistas na promoção de uma cultura antiracista”, destaca Patricia e reafirma que nesse atual momento de levante de uma onda conservadora em nosso país e de desmonte de direitos, com cortes de gastos e investimentos públicos essenciais para a população, entendemos que os que sentem primeiro as consequências são os negros e negras do Brasil, os vulneráveis e os marginalizados. “Por isso, esse evento é tão importante. O racismo pode não ser visto e estar velado em ‘desculpas’ culturais , mas está aí sim, nas ruas, nas favelas nos grande prédios, em todos os lugares. Sim, cada vez mais a gente enfrenta o racismo no cotidiano, e é entre nós que devemos começar a fazer a diferença”, conclui Patricia Oliveira.

Magali Régis Franz, Assistente Social Conselheira do CFESS, participou do encontro em Balneário Camboriú e avalia que o encontro proporcionou a discussão e encaminhamentos a respeito do enfrentamento ao racismo institucional. “Parabéns CRESS/SC pela realização do Evento”, finaliza Magali.

Durante o encontro foi realizada a eleição da nova coordenação do NUCRESS vale do Itajaí.A coordenação ficou definida da seguinte forma:

Coordenadora: Carli Verona Carneiro
Vice-coordenadora: Vanessa Fiorini
Secretária: Roseli Izete Junkes
Vice-secretária: Carolini Barbosa de Oliveira

O CRESS 12ª Região parabeniza as Assistentes Sociais eleitas para a gestão do NUCRESS Vale do Itajaí e agradece as profissionais que deixaram os cargos na data de hoje.

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região

Posted in Notícias, Racismo.