ART

Orientações para Solicitação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no CRESS – Conforme Resolução CFESS nº 1.031/2023

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o ato administrativo que certifica a designação de Assistente Social como responsável técnica/técnico por uma equipe, setor ou instituição no âmbito do Serviço Social. A ART assegura a qualidade dos serviços prestados, bem como o cumprimento das condições éticas e técnicas da profissão.

Confira abaixo como realizar sua solicitação:

Quem pode solicitar a ART?

Assistentes sociais devidamente registradas e registrados no CRESS de sua jurisdição, com vínculo empregatício formal com a instituição onde exercerão a responsabilidade técnica.

Documentação necessária (anexada via serviços online do CRESS):

  1. Documento oficial da instituição (em papel timbrado e com CNPJ), assinado pela ou pelo representante legal, designando formalmente Assistente Social como responsável técnica ou técnico.
    O documento deve conter:

    • Nome completo e registro profissional da ou do Assistente Social;
    • Carga horária semanal;
    • Data de início da função como responsável técnico/a;
    • Abrangência da responsabilidade (equipe, setor de Serviço Social ou totalidade da instituição).
  2. Comprovante de vínculo empregatício remunerado com a instituição.

Como solicitar:

  1. Acesse o ambiente de serviços online do seu CRESS (https://cress-sc.implanta.net.br/ServicosOnline/).
  2. Faça login com seus dados de registro profissional.
  3. Preencha o formulário de solicitação de ART e anexe a documentação exigida.
  4. Ao finalizar, você receberá uma confirmação de envio.

Em caso de instabilidade da plataforma, é possível enviar a documentação provisoriamente por e-mail, devendo regularizar assim que possível.

Também é possível realizar o pedido presencialmente na sede do CRESS, mediante auxílio da equipe.

Prazos e tramitação:

  • O pedido será analisado pelo setor administrativo e pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI).
  • Pendências deverão ser regularizadas em até 20 dias corridos, sob pena de arquivamento.
  • O processo será finalizado em até 45 dias corridos após confirmação de que a documentação está completa.
  • Após deferimento, será emitida a Certidão de Responsabilidade Técnica, válida por 24 meses.

Renovação e Cancelamento:

  • A renovação da ART deve ser solicitada até 45 dias antes do vencimento.
  • Em caso de desligamento da função ou da instituição, a ou o Assistente Social deve solicitar cancelamento da ART em até 30 dias corridos.

Outras informações importantes:

  • É possível acumular até 3 ARTs, desde que cada vínculo tenha mínimo de 20 horas semanais.
  • O exercício da função técnica está sujeito à fiscalização do CRESS.

Em caso de dúvidas:

Entre em contato com o setor administrativo por meio do e-mail: administrativo@cress-sc.org.br

Leia a resolução 1.031 de 2023 clicando aqui.

Veja o passo a passo para acessar a área de ART nos Serviços On-line:

#descrição da imagem: print de tela na página inicial do Serviços On-line mostrando a opção de preenchimento de login.

Acesse os Serviços On-line e faça login com seu CPF/CNPJ.

 #descrição da imagem: print de tela na página do Serviços On-line mostrando a primeira tela após o login já realizado apontando mostrando a opção "Requerimentos" na barra de opções do lado esquerdo.

Clique em Requerimentos na barra de opções do lado esquerdo.

#descrição da imagem: print de tela na página do Serviços On-line mostrando a tela dentro da opção "Requerimentos" na qual as opções de solicitação de ART são mostradas na tela.

Escolha a solicitação de ART que deseja e siga as orientações.

Leia o ofício do CRESS endereçado ao Instituto do Meio Ambiente (IMA – SC) sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) requerida no âmbito de estudos ambientais simplificados. Nestes casos, não cabe a ART, e sim a Certidão de Regularidade disponível na aba Serviços On-line no site do CRESS.

Ofício CRESS n.001.2020 IMA sobre ART