Assistente social também luta contra a desinformação e as notícias falsas

Hoje é Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação

Arte: Rafael Werkema/CFESS e Karlla Braga/estagiária sob supervisão
O Brasil está em período de segundo turno para as eleições municipais e, em várias cidades, a desinformação – as chamadas fake news (notícias falsas) – tem sido presente nas campanhas sem comprometimento com a vida, com a diversidade e com os direitos da população brasileira. É nesse contexto que o CFESS convida a categoria para dialogar neste Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação, 17 de outubro. Mas por que falar sobre isso?

Ora, assistentes sociais são profissionais que atuam para garantir o acesso a direitos para todas as pessoas e, para isso, lidam cotidianamente com informações sobre políticas sociais, orientam a população sobre como acessar benefícios, dão aula nos cursos de graduação e pós-graduação, além de outras atividades. “A socialização de informações faz parte da dimensão político-pedagógica da profissão e é uma estratégia de trabalho que pode contribuir para o a luta contra a divulgação das notícias falsas e a desinformação”, enfatiza a conselheira do CFESS, Emilly Marques, coordenadora da Comissão de Comunicação do Conselho.

Assim, além do compromisso, nas eleições, com candidaturas que estejam alinhadas à luta por políticas sociais para a população brasileira e pela defesa das liberdades democráticas, o Serviço Social também está inserido na luta pela democratização da comunicação. E não é só porque o Encontro Nacional CFESS-CRESS, o maior espaço deliberativo da categoria, aprovou uma deliberação nesse sentido.

Também pelo fato de que o Conjunto CFESS-CRESS tem uma Política Nacional de Comunicação, na 4ª edição, documento construído e aprovado coletivamente pela categoria de assistentes sociais, e que defende o direito à expressão e à informação com diversidade, qualidade e transparência, para lutar pelo fim da desinformação inclusive dentro da categoria de assistentes sociais e na atuação profissional, de modo que a garantia e o acesso a direitos sejam efetivamente colocados em prática.
 

Serviço Social contra a desinformação 

Em dezembro de 2024, durante o 18º Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Serviço Social (Enpess), promovido pela Abepss, o CFESS terá uma mesa temática coordenada aprovada, que, dentre alguns assuntos, abordará a luta contra a desinformação. A mesa fará menção à campanha de gestão e terá como título “Nossas Bandeiras Pulsam Liberdade: diálogo sobre democracia, diversidade humana, lutas emancipatórias e Serviço Social”. Acompanhe a programação do Enpess para participar desse momento importante!

Ainda nessa direção, vale lembrar que o CFESS integra o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), coletivo que lançou a plataforma “Eleições 2024: a comunicação que queremos para os municípios”. O documento é o principal instrumento de mobilização do FNDC durante as eleições municipais e tem como princípios básicos a defesa da democracia, a transparência na gestão pública e a participação popular, e contém cerca de 75 propostas que contemplam diversas medidas no campo da comunicação.

Entre as propostas estão a constituição dos conselhos municipais de comunicação social, com vistas à realização da segunda Conferência Nacional de Comunicação, fortalecimento da comunicação pública e comunitária e regulamentação do uso de tecnologias de reconhecimento facial com rigorosos padrões éticos.

Assistentes sociais participam de espaços de controle social de diversas políticas, como os conselhos nacionais, estaduais e municipais de saúde, assistência social, educação, criança e adolescente, dentre outros. A comunicação também precisa contar com a categoria e, embora não tenha um conselho de direitos, existem os comitês regionais do FNDC, dos quais vários CRESS já participam nos estados.

“Convidamos assistentes sociais a participarem das atividades e debates nas comissões de comunicação dos CRESS e também nos comitês em defesa da democratização da comunicação nos estados. Essa pauta tem tudo a ver com a nossa profissão”, completa Emilly Marques.

 

Baixe aqui a quarta edição da Política Nacional de Comunicação do CFESS-CRESS

Clique e conheça a Plataforma lançada pelo FNDC
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade – 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto – JP/DF 7823

comunicacao@cfess.org.br

Posted in Notícias.