Foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho o Curso Ética em Movimento, na cidade de Chapecó/SC.
A atividade organizada pelo CRESS SC contou com a participação de 20 profissionais da região oeste e foi ministrado por Rodrigo Faria Pereira, Assistente Social conselheiro do CRESS SC, Kátia Regina Madeira, Assistente Social assessora técnica do CRESS SC e Sara Kremer de Souza, Advogada assessora jurídica do CRESS SC.
O cur foi dividida em 4 módulos que foram guiados pelos seguintes materiais: Caderno 1 – Ética e História; Caderno 2 – Ética e Trabalho profissional; Caderno 3 – Ética e Direitos Humanos; e Caderno 4 – Ética e Instrumentos Processuais. O curso teve dinâmicas em grupo, exercícios individuais, apresentação de material áudio visual (filmes e outro), atividades complementares a serem realizadas e entregues individualmente após a etapa presencial, além das explanações por parte da equipe do CRESS SC.
Essa edição do Ética em Movimento é resultado da 19ª edição do Curso Ética em Movimento para Agentes de Multiplicação, que integra o projeto do CFESS que há mais de duas décadas vem contribuindo para aprofundar diálogos e reflexões para a categoria profissional sobre os fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional. Na 19ª edição, realizada em outubro de 2024, o conselheiro Rodrigo Pereira esteve presente sendo capacitado para multiplicar o conteúdo apreendido. Dessa forma, espraiam-se os princípios do Código de Ética no interior da categoria para enraizá-los no cotidiano profissional.
Rodrigo Faria Pereira afirma que assumir a tarefa de replicar o Ética em Movimento foi muito gratificante. “A experiência vem para fortalecer o compromisso com a direção do projeto ético-político de uma profissão que sou apaixonado, que tem como fundamento a defesa dos direitos humanos, a negação do conservadorismo e da ética da neutralidade.” Declarou o conselheiro do CRESS SC.
Para essa edição a novidade foi a elaboração de um painel sobre as relações étnico-raciais e o exercício profissional, como uma forma aprofundar ainda mais o debate sobre o tema nos módulos do Curso, no sentido de uma formação antirracista. Essa estratégia é reflexo de debates realizados ao longo dos anos no Conjunto CFESS CRESS, especialmente durante a campanha de gestão Assistentes Sociais no Combate ao Racismo (2017-2020) e da deliberação da categoria no 50º Encontro Nacional CFESS CRESS.
Kátia Madeira avalia que “o Curso Ética em Movimento confirma sua relevância, pois, ao provocar o debate sobre ética, valor e moral atravessa o cotidiano profissional permeado pelas mais diversas formas de violação de direitos, assim, convida as e os participantes a se despirem dos preconceitos, das armaduras do conservadorismo e do atalho imediatista que permeia o exercício profissional”. Kátia ainda afirma: “Não é demais lembrar que em tempos de barbárie sob o capital, torna-se imprescindível reafirmar princípios e valores no horizonte da emancipação humana, bem como reconhecer e fortalecer as conquistas históricas dos movimentos sociais comprometidos com uma ordem societária anticapitalista, não patriarcal, antirracista, anticapacitista”.
Sara Kremer de Souza participou do módulo 4 (Ética e Instrumentos Processuais), na condição de assessora jurídica do CRESS 12ª Região, contribuindo com o debate a partir da atuação jurídica no âmbito dos processos éticos, com foco na perspectiva da recomposição do direito violado.
“O momento foi relevante para o aprofundamento coletivo com as Assistentes Sociais participantes, possibilitando a elucidação de aspectos do Código Processual de Ética, que disciplina o processamento das denúncias e dos processos éticos no Conjunto CFESS CRESS, bem como para a compreensão, por parte dessas profissionais, sobre a atuação e as competências da Comissão Permanente de Ética e da Comissão de Instrução no âmbito das denúncias e dos processos éticos, respectivamente.” Relatou a advogada Sara Kremer de Souza.
A atividade foi avaliada de forma positiva pelas Assistentes Sociais participantes, que destacaram sua relevância. Elizabeth Trevisan afirma que o curso foi “de extrema relevância no aprimoramento do fazer profissional”, enquanto que Kelly Caon Suttili avalia que “a atividade com exercício nos aproxima do cotidiano, mas com a provocação de pensar em situações práticas”.
“Discussão fundamental para nossa atuação com ética e cuidado.” Concluiu a Assistente Social Raquel Forchesatto.
Baixe o material do curso
Caderno 2 – Ética e Trabalho profissional
Caderno 3 – Ética e Direitos Humanos
Caderno 4 – Ética e Instrumentos Processuais
Plataforma antirracista e ‘mulheragem’
Além dos cadernos dos quatro módulos do Curso Ética para Agentes Multiplicadores, disponíveis para download para toda a categoria, o CFESS organizou uma seleção de materiais sobre relações étnico-raciais produzidos ao longo dos anos, alguns inclusive utilizados no Curso, contribuindo ainda mais para o debate.
Confira a lista:
Folder especial Ética em movimento e as relações étnico-raciais
Resolução CFESS nº1054/2023, que veda condutas de preconceito ou discriminação étnico-racial
Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – O Livro
Plataforma Antirracista Abepss
Comissão de Comunicação
Comissão Permanente de Ética
Conselho Regional de Serviço Social de Santa Catarina – CRESS 12ª Região