Nova edição do ‘CFESS Manifesta’ celebra os 80 anos do Serviço Social na Previdência

Publicação elaborada por assistentes sociais do INSS aborda histórico e desafios da categoria nessa política

card traz, ao centro, a capa da nova edição do ‘CFESS Manifesta’(80 anos de inserção e luta do Serviço Social na Previdência). Na parte superior, o texto: “Confira a nova publicação”. Nos dois lados do card, árvore que ilustra o Código de Ética da profissão.Card: Karlla Braga/estagiária sob supervisão e Rafael Werkema/CFESS

Em continuidade às comemorações dos 80 anos do Serviço Social na Previdência, o Conselho Federal lança hoje uma edição especial do informativo ‘CFESS Manifesta’. Com o tema “Serviço Social na Previdência Social: direito da classe trabalhadora”, slogan do selo comemorativo criado para a data, o texto do manifesto resgata momentos importantes da trajetória de estabelecimento do Serviço Social, conquistas e lutas da profissão na Previdência Social, além de mostrar os desafios atuais.

“As primeiras iniciativas de implantação do Serviço Social na previdência se deram a partir de 1942, no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC) do Rio de Janeiro, à época capital do país, no qual foi criada a Seção de Estudos e Assistência Social (SEAS)”, detalha trecho da publicação, contando sobre o histórico da profissão e as primeiras inserções na previdência.

Outro ponto importante que o texto destaca é o contexto da nova direção do Serviço Social na previdência, expresso pela Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social na Previdência Social, que se deu no período de redemocratização do país, após 21 anos de ditadura civil-militar (1964-1985). “A Matriz continua sendo um marco teórico-político do Serviço Social na previdência, balizador de uma atuação profissional crítica e comprometida com os direitos da classe trabalhadora”, diz trecho do manifesto.

De acordo com o documento, as duas últimas décadas, entre conquistas e derrotas para a classe trabalhadora no Brasil, vêm impondo desafios expressivos para a defesa da previdência social pública e do Serviço Social nessa política, com repercussão direta na organização dos processos de trabalho, particularmente dentro do Serviço Social na previdência.

Diante disso, o novo ‘CFESS Manifesta’ reafirma a defesa de uma previdência social pública, estatal e de qualidade, e convida a categoria a conhecer a história da profissão nessa política, se somar à essa luta e compartilhar da mensagem de que: Serviço Social na previdência social é direito da classe trabalhadora!

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade – 2023/2026

Comunicação/CFESS