Encontro Nacional começa com lançamento da Campanha de Gestão CFESS-CRESS e da Agenda 2025

Evento inicia atividades com transmissão on-line e debate sobre a questão ambiental e o Serviço Social

Card com a logo do evento na parte de cima e imagem do auditório em pé com o lenço da campanha de gestão na mão.Arte: Dayane Reis/CRESS-MG e foto: Diogo Adjuto/CFESS

A etapa de monitoramento das ações e projetos deliberados para o triênio 2023-2026 começou nesta quinta-feira (5/9) em Belo Horizonte (MG), dando início ao 51º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, com o tema: “O amanhã não está à venda – resistências na luta anticapitalista diante da crise ambiental”. A atividade, realizada pelo CFESS e pelo CRESS-MG, segue até domingo (8/9) no fórum máximo deliberativo de categoria de assistentes sociais no Brasil.

Com transmissão on-line pelo canal do CFESS YouTube (filmagem já disponível), após a mesa de abertura, composta pelo CFESS, CRESS-MG, Abepss e Enesso, o debate começou com a Conferência de Abertura, que teve o tema do evento. A atividade contou com a contribuição da assistente social e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria das Graças e Silva, e com o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Dinamam Tuxá.

O coordenador da Apib abordou a relação entre as as diversas violências sofridas desde a colonização pelo modelo de desenvolvimento capitalista, em diálogo com os efeitos das mudanças climáticas para a classe trabalhadora, em especial, para os povos originários, população negra, e comunidades tradicionais que sofrem com o racismo ambiental. “Nós, enquanto sociedade, precisamos pautar o Poder em nosso país, para que não fique só no discurso, pois efetividade na defesa dos direitos dos povos originários, não estamos visualizando”, denunciou Tuxá.

A professora Maria das Graças debateu sobre as raízes da questão ambiental e a questão social, e os desafios da atuação profissional e a contribuição do Conjunto CFESS-CRESS na luta anticapitalista diante da crise ambiental. “Queremos política pública, queremos políticas ambientais, queremos recompor os retrocessos dos últimos anos e contribuir na constituição dessas políticas, mas não podemos ter ilusões, pois a história do Brasil é cruel e favorece os setores mais destruidores dos recursos naturais e dos direitos da classe trabalhadora; por isso, nosso desafio é gigante”, alertou a professora.

Clique aqui e assista ao debate completo

Sou assistente social: nossas bandeiras pulsam liberdade!

Prepare-se para sentir o pulsar da luta! O slogan da campanha de gestão CFESS-CRESS para o triênio 2023-2026 foi lançado com emoção contagiante na tarde desta quinta-feira, em Belo Horizonte. Em um Brasil onde as liberdades democráticas estão constantemente sob ameaça, a campanha se ergue como um grito de resistência. Ela chama para a luta contra forças políticas que buscam enfraquecer a democracia, e, ao mesmo tempo, defende sua radicalização, com a socialização da participação política e da riqueza coletivamente produzida.

O lançamento foi conduzido pelas conselheiras Kelly Melatti e Emilly Marques, que revelaram ao público os materiais de divulgação: cartazes, um lenço simbólico com o selo da campanha, o informativo CFESS Manifesta e um site especial, que abriga também o vídeo exibido no evento.

Entre e mergulhe na campanha! No hotsite, você encontrará todos os materiais e verá como o Serviço Social, com sua pluralidade de rostos e histórias, enfrenta os ataques às liberdades democráticas. Em tempos de retrocessos e ameaças, o Serviço Social se posiciona em luta e resistência.

“A participação dos Conselhos Regionais e de assistentes sociais de todo o Brasil será fundamental para que nossas bandeiras de luta tremulem ainda mais alto”, convoca Kelly Melatti, presidenta do CFESS.

Os cinco primeiros cartazes foram exibidos pelas conselheiras e conselheiros do CFESS, contagiando a plateia.

Quer conhecer mais? Clique agora e explore o site da campanha!

“A gente conta com a participação dos Conselhos Regionais e de assistentes sociais em todo o Brasil, para pulsar nossas bandeiras de luta e liberdades democráticas”, convida a conselheira do CFESS Emilly Marques.

Agenda Assistente Social 2025

Vai ter agenda da categoria disponível a partir de outubro nos CRESS e Seccionais de todo o Brasil! O CFESS apresentou também o novo modelo da Agenda Assistente Social, que poderá ser adquirida em breve exclusivamente nos Conselhos Regionais e nas Seccionais. Com o tema “´E tempo de pulsar resistência para nossa existência”, a conselheira Emilly Marques mostrou algumas páginas da publicação e as divisórias de cada mês.

O evento prosseguiu com a chamada das delegações de todos os estados em um momento de integração do evento, além da atividade cultural com o grupo do Congado Mineiro de 13 de Maio.

Acompanhe a cobertura pelo site do CFESS e pelos perfis nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade – 2023/2026

Comunicação/CFESS