Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

No dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Nesta data, ocorreu o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana, realizado em 1992.

No Brasil, tivemos a criação da lei nº 12.987/2014, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Tereza de Benguela, também conhecida como “rainha Tereza” é uma mulher negra, que marcou a história do Brasil no século XVIII. Grande liderança, dirigente política, esteve à frente do Quilombo de Quariterê, localizado no território que hoje corresponde ao Vale do Guaporé, no estado do Mato Grosso.

Em meio a todas essas lutas que se materializam para além do dia 25 e seus significados,, no Brasil, o mês todo também passou a ser conhecido como “Julho das Pretas”, movimento fundado pelo Instituto Odara, protagonizado por mulheres negras de diversas partes do país, que realizam mobilizações para denunciar como o capitalismo, racismo e patriarcado estão presentes no cotidiano da sociedade brasileira.

E você pode estar pensando, o que o Serviço Social tem haver com isso? A resposta é: TUDO! O Serviço Social brasileiro, traz em seu código de ética, como um dos princípios fundamentais, o “empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças”.

O Conjunto CFESS-CRESS, sobretudo a partir do triênio 2017-2020, lançou a publicação Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, reafirmando o compromisso e reconhecimento de que a classe trabalhadora não é homogênea, sendo a raça/etnia e o gênero fatores determinantes para o acesso a bens e serviços materiais que contribuam para a garantia da vida com dignidade.

Hoje, o Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, juntamente com as diversas mulheres que compõem a nossa categoria profissional, reconhecemos esta importante data, e o legado de luta das mulheres negras que fizeram e fazem história em nosso país! SEREMOS RESISTÊNCIA!

Comitê de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo – CRESS SC

Posted in Notícias, Racismo, Vídeos.