A conselheira Bia Cruz Freitas, que compõe Comissão de Seguridade Social do CRESS SC, teve trabalho intersetorial reconhecido como experiência inovadora e exitosa pelo Conselho Nacional de Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS). O reconhecimento foi realizado durante live realizada no dia 14 de novembro de 2023.

Foram elencadas, no Brasil, 31 experiências como inovadoras e exitosas no evento de encerramento da 1ª etapa do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Participação Social em Saúde. O trabalho intitulado “Voltar à escola para participação social no SUS: ação intersetorial entre uma equipe de saúde da família, equipe multiprofissional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Florianópolis SC” foi uma das experiências premiadas pela OPAS. É possível assistir o vídeo da premiação no player abaixo (momento da premiação 1h20min):

A experiência será publicada em um livro da OPAS. O objetivo desta experiência foi a construção da articulação em rede atuação intersetorial entre Atenção Primária em Saúde (APS)  e Educação do EJA para agir num dos principais determinantes sociais do processo saúde-doença: a educação. Desta forma, almeja-se a superação da desigualdade, formação de lideranças através de jovens e adultos que voltam a estudar e a empoderar-se dos seus direitos, tanto na participação quanto no engajamento social para potencializar ações locais no âmbito do SUS e do conselho local de saúde.

Durante os anos de 2021 e 2022, a equipe da Estratégia de Saúde da Família mapeou todas as escolas públicas próximas à área do Centro de Saúde Agronômica e comunidade e criou um panfleto informativo com instruções de como se inscrever e voltar às aulas, principalmente em relação ao retorno ao ensino fundamental. Ainda de forma sistemática nos consultórios, os profissionais de saúde começaram a estimular as/os pacientes jovens e adultos se eles manifestassem interesse em voltar a estudar. Se a resposta fosse positiva a pessoa era encaminhada para acesso escolar pelas/os profissionais de saúde para o Polo EJA da Associação Florianopolitana dos Deficientes Físicos. Em diversos casos o encaminhamento era articulado com a escola e a/o professora/or de referência criando uma busca ativa das pessoas interessadas e provendo acolhimento na política de educação.

Ao ingressar no curso as/os estudantes foram estimuladas/os para a realização de pesquisas que têm como base as suas problemáticas de vida, os seus desejos e necessidades de se envolver em práticas de ação comunitária que as/os tornam agentes de mobilização pelo direito à educação. Nesse exercício, as/os próprias/os estudantes também acolhem e participam da matrícula de novas/os estudantes da EJA.

Além da parceria intersetorial para o encaminhamento de sujeitos do para o EJA, ocorreu a presença das/os profissionais de saúde nas aulas e na valorização dos projetos realizados por suas/seus alunas/os, trazendo proximidade e facilitando às/aos profissionais no atendimento em saúde a descrição da metodologia de ensino e do ambiente de ensino às/aos futuras/os alunas/os. No ano de 2023, iniciou-se o projeto integrado do EJA e da Horta do Centro de saúde.

O engajamento intersetorial entre saúde e educação, através da integração entre APS e EJA se apresenta como importante instrumento de superação dos determinantes de saúde, pois ao mesmo tempo em que amplia as condições de vida dos sujeitos se melhora em curto, médio e sobretudo ao longo prazo, suas condições de qualidade de vida e saúde em vista de fortalecer sua participação popular.

A equipe responsável pelo trabalho é composta por Bia Cruz Freitas; Carolina Gomes Teixeira Cabral; Daniel Godinho Berger;  Alexandre Nascimento de Oliveira, Mayara Floss e Paulo Rogério Pinto Andrade.

Mais detalhes sobre a premiação no link a seguir: https://apsredes.org/conselho-nacional-de-saude-e-opas-reconhecem-31-experiencias-como-inovadoras-em-participacao-social-em-saude-da-america-latina

Comissão de Comunicação – CRESS 12ª Região