Assembleia Popular debate situação do Centro POP em Florianópolis

O CRESS/SC participou no dia 23/08 da Assembleia Popular convocada pelo Movimento Nacional da População de Rua em Santa Catarina para discutir o “reordamento” do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) em Florianópolis.

Estiveram presentes entidades e movimentos sociais, além da representação da Defensoria Pública do Estado e Defensoria Pública da União.
Nessa proposta de “reordenamento” está o fechamento do serviço que é oferecido e a não continuidade dos atendimentos realizados pela equipe técnica, além da cessão do espaço físico do Centro POP para atuação de grupos de voluntários, o que já vem ocorrendo aos finais de semana. As práticas higienistas e ações de repressão que têm sido utilizadas pela gestão municipal contra a população em situação de rua também foram pautadas no debate.
Como resultado da Assembleia, os participantes encaminharam a publicação de Nota Pública conjunta, a articulação das representações presentes através de agenda comum para fortalecer a luta em defesa da população em situação de rua e ida ao gabinete do gestor municipal para discutir a insegurança existente hoje relativa ao atendimento da população.
Com o gestor municipal, em exercício, foi encaminhado a formação de um Comitê para discutir as questões apontadas pela população em situação de rua que se reunirá no próximo dia 25/08 as 14:00hs e o adiamento da data de fechamento do serviço do Centro Pop que estava prevista para o dia 24/08.
Fica claro, não diferente do que vem ocorrendo no país, o desmonte da política de assistência social vem se afirmando em Florianópolis trazendo retrocesso e retorno de práticas assistencialistas, desconsiderando as normatizações existentes e minimizando a efetivação dos direitos da população usuária. 
Enquanto Conselho Regional de Serviço Social estaremos junto ao Movimento Nacional da População em Situação de Rua/SC nesta pauta, pois lutar pelos direitos e pela efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua é pauta política do Serviço Social.
Trazendo a frase do movimento,
A RUA RESISTE! NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!
NENHUM DREITO A MENOS!
NÃO RETROCEREMOS!

Nós Assistentes Sociais, resistimos com eles.

Fotos: Silvia Medeiros/Portal Catarinas

Posted in Notícias.