Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans: inscrições para Seminário Nacional começam nesta segunda-feira (15)

Evento promovido pelo CFESS e CRESS-MG é aberto para estudantes, assistentes sociais e outras categorias profissionais

(Ilustração/arte: Dayane Reis/CRESS-MG)

Atenção, assistente social! Estão abertas as inscrições para participação no Seminário Nacional Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro de 2024, em Belo Horizonte (MG).

O que você precisa saber:

• A inscrição para o evento é gratuita;

• As vagas para participação presencial são limitadas;

• O Seminário será transmitido on-line, mas só haverá certificação para quem participar presencialmente;

• Foram disponibilizadas 600 vagas, sendo: 400 vagas para assistentes sociais; 90 vagas para bacharéis em Serviço Social; 90 vagas para estudantes de Serviço Social; e 20 vagas para outras categorias profissionais;

• Os custos de transporte, hospedagem e alimentação é de responsabilidade de cada participante.

Para se inscrever, basta acessar o site oficial do evento: https://feminismosdiversidadetrans.cfess.org.br/

O que vem por aí? Confira a programação

No site oficial do evento, já é possível consultar os temas e horários das mesas de debate. Na terça-feira (3), a mesa de debate com o tema: “Serviço Social, Feminismos e Diversidade Trans: aliança entre teoria, história e desafios políticos frente ao conservadorismo” marcará a abertura do evento. Já no segundo dia, na parte da manhã, ocorrerá o debate sobre “O exercício profissional de assistentes sociais com pessoas Trans nos serviços e políticas públicas”. E na parte da tarde, o tema será sobre “Feminismos e diversidade Trans: desafios para o trabalho profissional comprometido com a luta anticapitalista, antipatriarcal, antirracista e transincludente”.

O evento contará com presenças de representantes de entidades e movimentos referências para os temas, como a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans).

Um mural de referências

O seminário, fruto de deliberação da categoria durante o 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS, o CFESS e o CRESS-MG, tem o objetivo de debater sobre a atuação profissional de assistentes sociais junto à população trans e travesti, além de destacar a importância da garantia de direitos para essas pessoas, no país que foi, pelo 15º ano consecutivo, o que mais matou pessoas trans em 2023, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Discutir o trabalho profissional com essa população significa também um compromisso ético contra toda forma de opressão e discriminação. Assistentes sociais não só atendem essa população nos espaços de trabalho, como há profissionais trans e travestis dentro da própria categoria, conforme apontam os dados do Perfil de Assistentes Sociais no Brasil.

Por isso, no site oficial, é possível acessar um mural de sugestões de leituras, filmes e músicas sobre o tema.

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade – 2023/2026

Comunicação/CFESS

Larissa Dias (estagiária sob supervisão) e Rafael Werkema (JP-MG 11732)

Posted in Eventos, Notícias.